O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, vai realizar, de 6 a 8 de março, no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de S. Miguel, na Lagoa, um curso de formação no âmbito do projeto transnacional ‘Entrepreneurship Education: A Road of Sucess’.
“Este curso de formação é uma das fases transnacionais do projeto Educação Empreendedora”, anunciou o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, adiantando que vai contar com a presença de “17 profissionais da área da educação, responsáveis pela gestão e implementação de programas de educação para o empreendedorismo”.
Esta formação contará ainda com o contributo de Chris Curtis, formador em Educação para o Empreendedorismo, no Canadá.
Durante três dias, os formandos vão receber informação sobre a metodologia ‘Learning by Doing’ e explorar estratégias e recursos para trabalhar o empreendedorismo na sala de aula.
O Secretário Regional Adjunto, que tem a tutela da Juventude, salientou ainda que será apresentado o Centro de Recursos Didáticos online, uma plataforma onde “serão disponibilizados guiões de aulas e de atividades que estimulem a participação dos jovens e que os ajudem a criar a sua própria ideia de negócio”.
“Após esta formação, os profissionais de educação dos vários países terão a oportunidade de implementar, durante três meses, o projeto piloto junto dos seus alunos e selecionar a equipa com a melhor ideia de negócio e que virá representar o seu país no ‘Bootcamp Internacional’ que está previsto para julho e que também decorrerá nos Açores”, frisou Berto Messias.
Na sequência da implementação do programa regional ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso’, que se desenvolve há nove anos nas escolas dos Açores, e tendo em vista a sua internacionalização, a Direção Regional da Juventude viu aprovada uma candidatura ao programa ‘Erasmus + Juventude em Ação’, com entidades parceiras da Bulgária, Roménia, Espanha e Portugal.
Neste encontro serão iniciados os trabalhos preparatórios do ‘Bootcamp Internacional’, bem como aspetos relacionados com a publicação de um Manual de Boas Práticas Empreendedoras.