A cerimónia de entrega do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes terá lugar a 20 de janeiro, pelas 16 horas, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho. Luís Quintais é o vencedor desta edição com o livro “Arrancar Penas a um Canto do Cisne”, editado pela Assírio e Alvim. O prémio, no montante de 12.500, 00 euros (doze mil e quinhentos euros), resulta da parceria entre o Município de Amarante e a Associação Portuguesa de Escritores (APE).
Com o objetivo de homenagear e perpetuar a memória de Teixeira de Pascoaes, o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes destina-se a galardoar anualmente uma obra em português e de um autor português, publicada integralmente e em 1.ª edição no ano anterior. Este ano, e a título excecional, foram admitidas obras publicadas em 2015 e 2016.
Na sua deliberação, tomada por maioria, o Júri, constituído por Fernando J. B. Martinho, José Manuel Mendes e Rita Patrício, justifica a escolha da obra com “o sólido percurso poético de Luís Quintais, sustentado numa voz singular, de um lirismo apurado no diálogo constante com várias tradições poéticas e depurado por uma subtil ironia que perpasse os poemas. Manifestando a sua mestria poética em registos bem diferenciados, Luís Quintais, no volume em apreço, revela-se com um autor dos mais marcantes da atual poesia portuguesa”.
À semelhança de anos anteriores, após a cerimónia seguir-se-á o descerramento da placa alusiva a esta edição, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira.
Luís Quintais
Nasceu em 1968. É poeta, ensaísta, antropólogo e professor na Universidade de Coimbra. Publicou onze livros de poesia. Foi distinguido com os prémios Aula de Poesia de Barcelona, PEN Clube Português, Prémio Fundação Luís Miguel Nava, Prémio Fundação Inês de Castro e Prémio António Ramos Rosa.