Select Page

LUZ E COR ENCHEM A PRAÇA DO MUNICÍPIO A 18 E 19 DE AGOSTO

A Câmara Municipal do Funchal volta a inovar e as comemorações deste ano do Dia da Cidade contam com mais uma grande novidade, que promete atrair curiosos de toda a Região. Isto porque será produzido, pela primeira vez na Madeira, um espetáculo de Vídeo Mapping, uma técnica de projeção de vídeo que utiliza as fachadas dos edifícios como tela, criando ilusões de ótica e noções de movimento em objetos estáticos, acompanhadas de efeitos sonoros e luminosos.

Nos dias 18 e 19 de agosto, a Praça do Município vai, assim, receber uma verdadeira enchente de luz e cor, numa aposta pioneira na Região, que promete não deixar ninguém indiferente e que tem granjeado grande reputação, entusiasmo e um legião de seguidores ao longo dos últimos anos, em cidades como Lisboa, Mafra ou Coimbra, onde os espetáculos de Vídeo Mapping já se tornaram emblemáticos. As sessões têm a duração prevista de 12 minutos e, em ambos os dias, serão continuamente projetadas entre as 22h e as 23h30.

A Autarquia não desvenda, para já, muito do seu conteúdo, mas o espetáculo, assente em imagens em 3D, vai contar a História do Município, abordando episódios do presente e mostrando a ambição do que deve ser o Funchal no futuro. A diáspora e as cidades com as quais o Funchal é geminado também não foram esquecidas. A intenção é que os espetadores sejam conduzidos numa viagem no tempo, que os deixará orgulhos de si próprios e da sua cidade. A icónica estátua de João Gonçalves Zarco, presente na Avenida Arriaga, terá um papel central, e vai ganhar vida através de um ator virtual, que será projetado na fachada da Câmara Municipal e que irá interagir com a mesma. Serão, ainda, homenageados funchalenses ilustres, que contribuíram, e ainda contribuem, para a projeção do Funchal e da Região, em Portugal e no Mundo.

A CMF enaltece que esta é mais uma aposta na oferta cultural do Município, de acesso livre a toda a população, e que coloca, mais uma vez, o Funchal na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais. Para além do interesse turístico, que será incontornável para todos quantos visitam a cidade nesta altura de agosto, este é um evento que também vai ajudar a promover o comércio local.

A Autarquia incentiva, por isso, a que todos os proprietários aproveitem esta iniciativa municipal para manter os seus estabelecimentos abertos e que tirem, dessa forma, o maior partido possível da afluência de público que se irá dirigir à Praça do Município. Apela-se, igualmente, à criatividade dos proprietários, para que dinamizem ementas alusivas ao espetáculo, promovam e divulguem descontos nos seus produtos e tirem o melhor partido desta oportunidade para gerar atratividade e impulsionar as suas vendas, uma vez que serão duas noites de cultura e lazer, mas, igualmente, de muita emoção.

Pontos de Interesse

5 Números desta quarta-feira, 31 de Julho

2.885 mil euros 2 milhões 885 mil euros foi quanto custou a reabilitação da Quinta Magnólia, que abriu esta quarta-feira ao público. 52% A Conta Provisória da Região, entre Janeiro e Junho, revela execução de receitas equivalentes a 52% das verbas orçamentadas. 200...

Pedro Calado elogia “cidade renovada”

No discurso das comemorações do Dia da Cidade, o vice-presidente do Governo Regional começou por elogiar o espírito de resiliência do Funchal, “o município que conseguiu reerguer-se de várias intempéries” para elogiar “a cidade renovada” em que se transformou, com...