Select Page

Manuel Alegre vai ser condecorado

Manuel Alegre vai ser condecorado Alegre com a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago de Espada, destinada a distinguir o mérito literário, científico e artístico, pelo Presidente da República.

Foi o próprio Marcelo Rebelo de Sousa a anunciar a atribuição da distinção após ter entregado ao escritor o prémio de consagração de carreira da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Para Marcelo Rebelo de Sousa, Manuel Alegre “é uma voz de liberdade e uma voz de consciência nacional”, afirmando ser “um ato de justiça” a condecoração com a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago de Espada. “Portugal também foi grande e é grande porque Manuel Alegre é português”, referiu o Presidente da República na cerimónia da SPA.

A Grã-Cruz é o segundo mais alto grau da Ordem Militar Sant’Iago da Espada, apenas abaixo do grande colar da Ordem, concedido a chefes de Estado estrangeiros ou a antigos Presidentes da República.

Marcelo Rebelo de Sousa teceu rasgados elogios a Manuel Alegre, que considera ser “uma voz independente, indomável, rebelde, insuscetível de integração em categorias ou classes (…) É verdadeiramente único e singular”. O Presidente da República considerou ainda que Manuel Alegre tem “o sentido de Estado que muitas vezes vai sendo raro”.

Pontos de Interesse

Festival i lotado

A oitava edição do Festival i, a grande festa das artes de palco em família, decorreu no fim-de-semana em Águeda, promovido pela d’Orfeu. Animou durante três dias a cidade com 17 propostas provenientes de Portugal e Espanha Com sete palcos distintos distribuídos pela...

“Águeda terá um papel relevante na indústria do futuro”

“Há muitos anos que Águeda é conhecida por ser uma das capitais da indústria portuguesa, testemunhei hoje que Águeda terá um papel relevante na indústria do futuro”. Quem o disse foi João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, durante a inauguração do espaço...

Advogado de Águeda distinguido pela Ordem

A distinção foi atribuída pelo conselho geral e visa distinguir os advogados que, pelo seu mérito, honorabilidade e modo de exercício da profissão, tenham contribuído relevantemente para a dignidade e prestígio da advocacia, ou que, pelo exercício empenhado de funções...