A Câmara Municipal de Elvas e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, no âmbito do projeto Transalentejo, implementaram um novo percurso pedestre “Linhas de Elvas”.
O percurso, com cerca de seis quilómetros, e duração aproximada de duas horas, tem um grau de dificuldade fácil, podendo ser realizado também por invisuais acompanhados ou pessoas com mobilidade reduzida em equipamentos adequados.
Nas últimas semanas foi feita a marcação e sinalização do percurso, sendo que o ponto de partida e chegada é a porta exterior do Forte da Graça, num trajeto que leva os utilizadores a percorrer Elvas e as suas linhas e é estar numa das mais importantes cidades quartel de todo o mundo. Defesas militares do passado, são hoje testemunhos históricos de outros tempos, que encantam pela sua perfeição construtiva, pela fantástica conservação patrimonial e pela beleza das paisagens que se deixam avistar ao seu redor. A par do sistema bélico, desenvolveu-se um riquíssimo património religioso em inúmeros templos e registos, bem como um património civil que atinge o seu expoente no majestoso aqueduto.