Select Page

Marégrafo da Cantareira orienta conversa sobre a barra do rio Douro

A capela-farol de São Miguel-o-Anjo recebe a sessão de “Um Objeto e seus Discursos por Semana” do próximo sábado, onde vão ser recordadas histórias testemunhadas pelo Marégrafo que está situado a poucos metros.

Com início às 18 horas, esta conversa tem como intervenientes o presidente da APDL, Brògueira Dias, e o historiador e investigador Manuel Real, a quem se junta o comandante da Zona Marítima do Norte e da Polícia Marítima do Douro e Leixões, Rodrigues Campos.

Inserida no ciclo “Um Objeto e seus Discursos por Semana”, que acaba de ser galardoado com o Prémio APOM, a sessão tem acesso livre e servirá para recordar aventuras e desventuras da barra do rio Douro, de que o Marégrafo é “sentinela” desde há mais de 100 anos. 

Com efeito, as marés – inquietação astral e previsível dos oceanos – marcaram o ritmo de entrada dos barcos na barra do Douro ao longo de séculos.

Os navios faziam um trajeto arriscado, manobrados pelos experientes pilotos orientados pelo facho que encimava a capela-farol de São Miguel-o-Anjo e pelas balizas do rio e suas margens.

Testemunha de tantos perigos desde finais do século XIX, o Marégrafo da Cantareira regista o nível médio das águas da barra através de uma bóia que flutua num poço.

Este pontal, onde assenta a capela renascentista, ficou conhecido como “Cais do Marégrafo”, que está instalado na casinha situada no extremo da plataforma, junto ao Anemógrafo (o medidor de ventos) e não longe do salva-vidas e do farolim em ferro.

A capela-farol de São Miguel-o-Anjo fica localizada na Rua do Passeio Alegre, 494.

A programação completa do ciclo “Um Objeto e seus Discursos por Semana”, cujas iniciativas são de acesso gratuito mediante levantamento de bilhete, está disponível no site www.umobjetoeseusdiscursos.com.

Pontos de Interesse

Fim de semana solidário na Torre dos Clérigos

A Torre dos Clérigos vai realizar mais uma iniciativa solidária nos dias 28, 29 e 30 de julho, a favor da Liga dos Bombeiros Portugueses. O resultado da bilheteira e a generosidade dos visitantes vai permitir à Irmandade dos Clérigos entregar “mais um donativo...

Jovens lançam programa para ajudar refugiados

Ajudar os refugiados nos campos de Kara Tepe, Moria, Pikpa, and First Landing na ilha de Lesbos, na Grécia, é o intuito do programa Agasalha, lançado esta terça-feira pela Refugees Welcome Porto. O programa irá permitir, durante dois meses, entre 15 de novembro de...