
A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou que “é essencial envolver o Poder Local no âmbito dos trabalhos da Estratégia Açoriana da Energia 2030”, considerando que o papel dos municípios e das freguesias assume grande centralidade pela proximidade com todos os Açorianos.
Marta Guerreiro falava terça-feira, em Ponta Delgada, à margem de uma reunião com representantes da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores e da Delegação Regional dos Açores da Associação Nacional de Freguesias.
“Esta é uma Estratégia que tem vindo a colocar os Açorianos no centro da elaboração das políticas públicas, democratizando e descentralizando este setor, de modo a que responda, verdadeiramente, às expetativas e às necessidades da economia, das empresas e das famílias”, frisou.
Segundo a governante, “é muito importante trabalhar em estreita colaboração com as autarquias e com as juntas de freguesia na promoção e impulso de novas abordagens no setor energético, nomeadamente as Comunidades de Energia”.
“As Comunidades de Energia são uma prática em crescente desenvolvimento a nível europeu”, afirmou, acrescentando que consistem em projetos com recurso a energia renovável implementados por um grupo de indivíduos ou organizações que se localizem na mesma área geográfica, partilhando o uso da energia, sendo que os custos e os benefícios são, igualmente, partilhados entre os membros da comunidade”.
A Estratégia Açoriana para a Energia 2030 prevê a redução da dependência de combustíveis fósseis nos Açores, a aposta no aumento da eletrificação em diversos setores e a promoção de uma maior utilização racional de energia, com importantes contributos para o desenvolvimento harmonioso e sustentável da Região, convergindo para uma sociedade mais próspera, moderna e neutra em carbono.
Recent Comments