A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou hoje a importância da nova rota da Ryanair entre Manchester e Ponta Delgada, enquanto “reforço” de conetividade com o Reino Unido, um dos mercados estratégicos do turismo dos Açores.
Marta Guerreiro, que falava no Aeroporto de Ponta Delgada, na chegada do voo inaugural, frisou que esta rota semanal vai realizar-se durante o verão IATA, com uma previsão de 21 rotações, representando um reforço na captação de fluxos turísticos adicionais do mercado britânico.
A titular da pasta do Turismo adiantou que, “durante este ano, estão previstos cerca de 75 voos entre os Açores e o Reino Unido, agora via Manchester, mas também com as ligações já existentes para Londres, através da Ryanair e da Azores Airlines”.
“A definição do nosso destino, e daquilo que temos para oferecer, está diretamente ligada com os interesses do viajante inglês, uma vez que os Açores são um exuberante arquipélago verde, de nove ilhas no meio do Atlântico Norte, com um clima temperado e ameno durante todo o ano”, acrescentou.
Marta Guerreiro lembrou que “os ingleses são reconhecidos como um dos povos com maior apetência para realizar viagens fora do seu país, o que, aliado à proximidade geográfica dos Açores, permitem aferir um bom potencial de crescimento de fluxos deste mercado para a Região”.
Nesse sentido, salientou que, em 2017, “este foi o mercado emissor com mais hóspedes e dormidas no país, sendo, nos Açores, o sétimo maior mercado estrangeiro, o que ilustra bem o seu potencial de crescimento”.
Marta Guerreiro referiu ainda que a Região tem feito uma “aposta forte” na promoção dos seus produtos turísticos e experiências através de variadas ações, nomeadamente com a presença nas mais importantes feiras de turismo no Reino Unido, campanhas de marketing com operadores turísticos e plataformas online, a par da organização de ‘Fam and Press Trips’.