Select Page

Medina defende financiamento do Estado no sistema de transportes públicos

Fernando Medina defende que os transportes públicos devem ser financiados pelo Estado, “só assim é possível ter um sistema credível e eficaz para todos”. As declarações do presidente da autarquia foram feitas na abertura da Conferencia sobre o financiamento dos sistemas de mobilidade urbana que decorre durante o dia 20 de junho no Instituto Superior Técnico.

Numa altura em que o crescimento das cidades transformaram o sistema de mobilidade num serviço público indispensável, Fernando Medina foi uma vez muito muito critico em relação ao funcionamento atual sistema de transportes públicas na área metropolitana de Lisboa, apelidando-o de “ muito mau e desajustado”.

O presidente da CML considera que é necessária uma visão clara e integrada dotando as áreas metropolitanas de competências e de legitimidade própria na área dos transportes.

Sob o olhar atento do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, o autarca defende que o financiamento do sistema de transportes públicos seja feito pelo Estado, sem o uval não poderá haver um verdadeiro serviço publico”.

Falando sobre a Gestão do Financiamento dos Transportes, José Mendes admitiu que o papel das autarquias é ´”fundamental para que o sistema funcione” avançando a necessidade de ser “reposta a justiça e trazer a Carris de volta para a gestão da CML.”

Não excluindo o reforço do investimento no sector dos transportes públicos, o Secretário de Estado garantiu que o mesmo será equacionado “ logo que a folga orçamental o permita”.

 Ao longo de todo o dia estão previstas várias intervenções, no âmbito do Ciclo de Conferencias intitulado “ Da Mobilidade à Acessibilidade”, promovidas pelo Instituto Superior Técnico. Destaque ainda para a intervenção do Vereador Carlos Manuel Castro que irá partilhar a “Visão da Câmara Municipal de Lisboa para a cidade em 2030”.

Pontos de Interesse

President of Egypt in the Town-Hall

O Presidente da República Árabe do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sissi, foi recebido por Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, numa receção que decorreu nos Paços do Concelho, no dia 21 de novembro, no âmbito da visita de Estado que o estadista...

The Future of Refugees discussed in Lisboa

Depois de ter participado em Londres numa conferência, promovida pelo município desta cidade,sob tema da construção de cidades mais integradas e comunidades mais coesa, em Lisboa Fernando Medina foi muito critico com a “miopia...