Select Page

Mensagem 8º aniversário como Património Mundial

O dia 30 de junho é um dia de grande orgulho para todos os elvenses. Neste dia, em 2012, Elvas era distinguida com a classificação de Património Mundial, sob o título de “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”, após anos de trabalho, esforço e dedicação de todos os envolvidos.

Esta foi, e continua a ser, uma honra para todos nós, mas é também um desafio.

Cabe ao Município de Elvas e aos elvenses conservar e preservar os bens patrimoniais que tanto nos orgulham. As obras de recuperação dos Fortes da Graça e de Santa Luzia, dos Fortins de São Mamede, de São Pedro e de São Domingos e do Centro Histórico, a requalificação da Parada do Castelo e do Aqueduto da Amoreira, a iniciar brevemente, são exemplos da estima e da importância que conferimos e que deveremos sempre conferir à nossa história.

Foi esta dedicação à nossa história e ao nosso património que resultou num aumento exponencial do turismo, impulsionando uma panóplia de setores associados e contribuindo para dinamizar a atividade económica do concelho. O reconhecimento que é feito por quem nos visita só nos pode deixar orgulhosos de nós próprios, daquilo que temos para oferecer, daquilo que fazemos, mas deve principalmente dar o estímulo necessário para fazermos ainda mais e melhor.

Neste ano de 2020, enfrentamos condicionantes nunca antes vistas, pelo que a autarquia tem adotado medidas preventivas e de apoio municipal, para fazer face às necessidades dos elvenses e das empresas que compõem o nosso tecido económico. Estou certo que ultrapassaremos esta pandemia e que voltaremos a receber, em segurança, as milhares de pessoas que anualmente nos visitam, voltando Elvas a afirmar-se como um destino de férias de eleição.

Termino com a convicção de que será a nossa união no dia-a-dia e o nosso espírito de entreajuda que acabarão por triunfar e voltar a elevar a nossa cidade e o nosso concelho.

Nuno Mocinha
Presidente da Câmara Municipal de Elvas

Pontos de Interesse

DECO vai realizar atendimento em Elvas, em julho

A Associação de Defesa do Consumidor – DECO, regressa neste mês de julho, ao atendimento presencial dos residentes no concelho de Elvas, com as sessões de apoio ao consumidor no âmbito do protocolo de colaboração, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo...