O Mercado dos Lavradores associa-se este ano, uma vez mais, à Festa da Flor, um dos maiores cartazes turísticos da cidade e da Região, com a realização de um tapete de flores tradicional madeirense, que volta a fascinar locais e visitantes. O tapete foi inaugurado hoje pelo Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e estará em mostra ao público até dia 11 de maio, podendo ser visitado das 9h às 18h. |
Paulo Cafôfo considerou hoje, ao lado do Executivo Municipal, que “a Festa da Flor é uma festa de todos os madeirenses e nós, enquanto Capital da Região, o que procurámos foi trazer mais-valia a este cartaz tão importante. Acreditamos que todos nós devemos estar associados e contribuir para a Festa da Flor, seja o Governo Regional, seja a Câmara do Funchal, sejam os hoteleiros, a restauração e os comerciantes. Para nós, só esta operação integrada faz sentido para valorizar um cartaz que é de todos.”
Entre várias iniciativas do Departamento de Economia e Cultura, o Município assegurou, por isso, este ano a decoração da Praça do Município e um Concurso de Vitrinismo, em parceria com a ACIF, que levou a que 25 comerciantes se associassem à Festa da Flor com a decoração dos seus espaços, para além deste emblemático tapete de flores no Mercado dos Lavradores, ou não fosse “incontornável envolver o Mercado na Festa da Flor, dado este ser o palco mais emblemático para a venda de flores em todo o Arquipélago.” O Presidente agradeceu pessoalmente a todas as floristas do Mercado, que “contribuíram mais uma vez com a oferta das flores para este tapete lindíssimo”, e concluiu que “é desta conjugação de vontades que a Festa da Flor se faz. Ver tantos turistas aqui a tirar fotos e contribuir para que estes levem nas suas memórias uma festa como esta é a medida do sucesso de mais esta iniciativa.”