Em mais uma sexta-feira de Move Porto – Metro 24h, o serviço que acompanha as principais noites da movida na Baixa da cidade, a Metro do Porto anuncia que 2017 é já um ano “com resultados nunca antes vistos em termos de procura”: entre janeiro e junho, inclusive, mais de 30,5 milhões de pessoas usaram este meio de transporte, o que representa um acréscimo de 4,88% face ao 2016.
Este foi “o melhor primeiro semestre de sempre no Metro do Porto”, que superou, pela primeira vez, a barreira dos 50 mil clientes. Dos seis meses em análise, maio bateu o recorde absoluto de validações mensais, com mais de 5,5 milhões.
A empresa salienta que, neste primeiro semestre do ano, “o indicador de procura melhorou entre 2 a 12 por cento em quase todos os meses”. A exceção é abril, com o período de férias da Páscoa a refletir-se num “pequeno decréscimo” face a 2016.
Os resultados permitem ainda concluir que a Linha Amarela (D) se mantém no topo da procura, com mais de 9,2 milhões de clientes transportados – ou seja, mais 5,93% do que no período homólogo.
A Linha Violeta (E) é aquela que apresenta maior crescimento relativo, tendo em seis meses melhorado 17,57% comparativamente ao ano anterior.
Esta linha, que serve o Aeroporto, registou mais de 470 mil validações no semestre e pesa atualmente 1,5% no conjunto da procura global da rede do Metro.
Se for sair, conte com o Move Porto – Metro 24h
Hoje, entretanto, volta aos carris o Move Porto – Metro 24, o serviço especial que assegura o funcionamento dos transportes públicos às sextas e sábados, desde 1 de junho e até 1 de outubro.
Fruto da parceria entre Câmara do Porto, Metro do Porto e STCP, o Move dota as noites de animação de critérios de mobilidade, segurança e conforto.
Ou seja, garante-se a operacionalidade contínua das linhas Amarela (D), entre o Hospital de São João e Santo Ovídio, e Azul (A), entre o Estádio do Dragão e a Senhora da Hora, sendo a frequência das paragens de 20 minutos.
Complementarmente, integra a rede madrugada da STCP, que ao fim de semana reforça a sua oferta, surgindo como alternativa de transporte público nas áreas não contempladas pela rede de metro.
A operação noturna estende-se ao parque de estacionamento do metro na Estação Estádio do Dragão, com capacidade para 850 lugares, que funciona toda a noite aos fins de semana, por 0,95€ por cada 12 horas, para clientes que utilizem o sistema Andante. Na Senhora da Hora, o parque à superfície é gratuito.