Select Page

Miguel Silva Gouveia considera a mobilidade uma aposta de futuro e de qualidade de vida para a autarquia

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, discursou esta manhã na abertura da Conferência ‘Cidades Sustentáveis: A Importância da Mobilidade na Requalificação Urbana e Coesão Territorial’, um dos pontos altos da Semana da Mobilidade do Funchal 2019.

Miguel Silva Gouveia começou por referir que “esta semana é organizada em simultâneo com a Semana Europeia da Mobilidade, e aquilo que pretendemos é, desde logo, a partilha de experiências com outras cidades que também têm a mobilidade como um dos desígnios fundamentais na sua gestão do município, nomeadamente Pontevedra, em Espanha, que tem menos população do que o Funchal, mas uma densidade populacional semelhante à nossa, e depois Lisboa, com o seu fluxo turístico em crescendo, um tema que nos interessa”.

“Convergimos hoje aqui no Funchal nesta conferência que tem como foco a sustentabilidade e a forma como as cidades a encaram, mantendo a coesão territorial e reabilitando o seu património, e queremos aprender mutuamente, porque não nos devemos fechar sobre a nossa cidade quando o mundo é cada vez mais global, e quando a ONU aponta que 2 em cada 3 pessoas viverão em cidades em 2050. Isso obriga-nos cada vez mais a repensar as cidades, colocando as pessoas no centro de toda a gestão e planificação do município”.

“O objectivo do Funchal é, acima de tudo, tornar a nossa cidade mais aprazível, com melhor qualidade de vida, e inclusiva, e é por isso que temos vindo a derrubar diversas barreiras arquitectónicas, assegurando uma maior e melhor acessibilidade a quem tem mobilidade reduzida. Estamos a trabalhar colocando sempre as pessoas no centro das nossas decisões, porque uma cidade sem pessoas é só um monte de edifícios. As cidades são as pessoas que as compõem”.

O presidente concluiu que “temos de continuar a privilegiar a mobilidade suave e a pedonização, e a experiência prova-nos que, quando o temos feito, apesar de alguma resistência inicial, acabamos por receber elogios e ter as medidas reconhecidas por todos, como é o caso paradigmático da Rua Dr. Fernão de Ornelas onde, hoje em dia, toda a gente reconhece a valorização, não só em termos de fluxo pedonal, mas também em termos de dinamização comercial e económica nas imediações”.

O município tem acções preparadas ao longo de toda a semana, sendo que os grandes convidados da conferência desta terça-feira foram Anabel Gulias, Vereadora da Promoção da Cidade na Câmara Municipal de Pontevedra, que apresentou a visão estratégica do respectivo município perante os desafios da mobilidade, e ainda Miguel Gaspar, Vereador da Mobilidade e Segurança na Câmara Municipal de Lisboa, que abordou a gestão da mobilidade na capital, em termos de tendências e medidas de actuação.

Pontos de Interesse

FÉRIAS DIVERTIDAS DA GAROUTA DO CALHAU FORAM À CMF

 O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, recebeu hoje, nos Paços do Concelho do Funchal, cerca de 200 crianças da Associação Garouta do Calhau, que organiza, pelo 14º ano consecutivo, o projeto “Férias Divertidas”. Este destina-se a...

CMF acolhe exposição de artesanato até dia 2 de Agosto

A vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro da Cultura na Câmara Municipal do Funchal, marcou presença, esta tarde, na abertura da exposição de artesanato ‘Do Mar à Terra’, do artesão madeirense Nelson Santos. A mostra estará patente no átrio dos Paços do Concelho...