A Câmara Municipal de Elvas, através do seu presidente Nuno Mocinha, e a RTP, com o presidente do conselho de administração Gonçalo Reis, assinaram esta quarta-feira, dia 15, um protocolo para a realização da final do Festival RTP da Canção, neste ano de 2020, na cidade de Elvas e mais concretamente no Coliseu Comendador Rondão Almeida.
Este documento possibilita que este grande evento decorra neste equipamento de lazer elvense, a 7 de março (sábado), à noite, e que promete desde já trazer milhares de pessoas a Elvas, nas semanas que antecedem o evento. Neste dia a programação coincide com o aniversário da estação de televisão pública e esta vai passar em grande parte a partir da cidade Património Mundial.
A RTP tem descentralizado, nestes últimos três anos, o local de realização do Festival da Canção: Guimarães em 2018, Portimão 2019 e Elvas 2020, sendo que as meias-finais decorrem em Lisboa.
Este festival realiza-se desde 1964 e tem a finalidade de apurar o representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção que, este ano, se realiza em Roterdão, na Holanda, entre 12 e 16 de maio, na sua 65ª edição. Em 2017, na Ucrânia, com Salvador Sobral a interpretar a canção “Amar Pelos Dois”, Portugal conquistou uma inédita vitória.
Na primeira semifinal, marcada para 22 de fevereiro, são apresentadas as músicas de Blasted, Filipe Sambado, Ian Mucznik, Elisa, Meera, JJaZZ, Throes and the Shine e Bárbara Tinoco.
Na segunda semifinal, a 29 de fevereiro, competem Luiz Caracol + Gus Liberdade, Cláudio Frank, Kady, Dúbio Feat. +351, Elisa Rodrigues, Judas, Jimmy P e Tomás Luzia.
A realização do Festival RTP da Canção é organizada pela televisão pública desde 1964 e exige uma grande concentração de meios técnicos e humanos, que vão ser trazidos para Elvas durante várias semanas.