Select Page

MIMO FESTIVAL AMARANTE: Estreias em Portugal e concertos exclusivos

Baiana System (Brasil), Shai Maestro Trio (Israel) e GoGo Penguim (Inglaterra) são as novas confirmações para dias 20, 21 e 22 de Julho, respectivamente

Música, arte, cinema, poesia e programa educativo com entrada livre

Baiana System (Brasil), Shai Maestro Trio (Israel) e GoGo Penguim (Inglaterra) são as mais recentes confirmações do MIMO Festival Amarante que se realiza de 20 a 22 de Julho nas margens do Rio Tâmega. Mais três estreias em Portugal que se juntam aos já anunciados Goran Bregovic Wedding and Funeral Band (Sérvia), Hudson – Jack Dejohnette, Scott Colley, John Medeski e John Scofield (EUA), Noura Mint Seymali (Mauritânia), Otto (Brasil) e Dead Combo(Portugal). Concertos exclusivos – com excepção de Baiana System e Dead Combo – que, pela sua diversidade e abrangência, vão proporcionar ao público do MIMO Festival Amarante uma experiência culturalmente rica e inesquecível. Também para isto vai contribuir a exposição de arte contemporânea, “Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, Colecção Millennium bcp”, na primeira vez que o festival abraça a Arte como um dos seus pilares, paralelamente ao cinema e à poesia.

Baiana System são um dos principais nomes da música urbana produzida na Bahia. Influenciado pelos sound systems jamaicanos, o grupo criado em 2009 amplifica o som, mas também a essência das tradições populares manifestando-se nos palcos ou nas ruas como forma de divulgar a música do Brasil sem fronteiras.
A sonoridade promove um diálogo constante entre a guitarra baiana, de onde surgiu o trio elétrico, com a mais genuína expressão da música de rua jamaicana. Foi essa a ideia do guitarrista Roberto Barreto, a quem se juntou o baixista e produtor Marcelo Seco, o homem do sound system Russo Passapusso, e o artista visual Filipe Cartaxo. Influenciados pelo frevo, samba-reggae, pagode, cumbia, kuduro, entre outros estilos, os Baiana System conjugam a sonoridade de África, Brasil e Caraíbas.
A estreia em disco aconteceu em 2010 com o homónimo “BaianaSystem” a que se seguiu, três anos depois, o EP “Pirata” do qual faz parte o sucesso “Terapia”. Em 2017, o grupo lançou “Duas Cidades” que incluiu “Playsom”, tema que ficou mundialmente conhecido ao integrar a banda-sonora do FIFA Soccer. Apresentado ao vivo no Roskilde Festival, na Dinamarca, mas também no Lollapalooza, no Rock in Rio e nos carnavais de São Paulo e Salvador, “Duas Cidades” foi clamado pela crítica e valeu aos Baiana System inúmeras distinções como o Prémio da Música Brasileira nas categorias “Revelação” e “Melhor Grupo”; e o Troféu APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).
Ao MIMO Festival Amarante, este sound system traz, dia 20, o melhor do Carnaval brasileiro e a festa está garantida.

Também em estreia em Portugal, GoGo Penguim, dia 21. O trio de Manchester editou no início do ano “A Humdrum Star”, pela Blue Note Records, e traz a Amarante a sua sonoridade acústica-eletrónica, rock, jazz, minimalista e glitchy-electrónica.
Em disco, a estreia do pianista Chris Illingworth, do baixista Nick Blacka e do baterista Rob Turner aconteceu em 2012 com “Fanfares” a que se seguiu “v2.0”, que foi nomeado para Melhor Álbum de 2014 nos Mercury Prize, ao lado dos discos de Damon Albarn, Young Fathers e Jungle. No ano seguinte assinaram com a Blue Note Records através da qual editaram “Man Made Object” (2016). No início deste ano, lançaram o álbum que teremos oportunidade de ouvir ao vivo no MIMO, “A Humdrum Star”, concerto no qual vão contar com a presença de Joe Reiser, no cordofone.

No último dia, 22 de Julho, actua um dos mais promissores e talentosos pianistas da sua geração. Natural de Israel, Shai Maestro começou a tocar piano com apenas cinco anos e desde então muito tem contribuído para o Jazz mundial.
Com 31 anos, estreia-se em Portugal com o seu trio composto pelo baixista Jorge Roeder e o baterista Ziv Ravitz, que se estreou em 2011 construindo uma identidade forte e única. O trio, um dos mais poderosos e harmoniosos do Jazz de hoje, vai apresentar no MIMO Festival Amarante algumas das novas composições do próximo disco de originais a editar em Outubro. Este será o quinto álbum de Shai Maestro Trio que já editou “Shai Maestro Trio” (2012), “The Road to Ithaca” (2013), “Untold Stories” (2015) e “The Stone Skipper” (2016).
Antes, o pianista fazia parte do Avishai Cohen Trio, com quem lançou quatro discos, dois dos quais com o selo da Blue Note Records.

Exposição: “Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, Colecção Millennium bcp”
A comemorar 15 anos no Brasil, o MIMO chegou a Portugal em 2016 e em apenas dois anos deixou a sua marca no Norte do País. Para a terceira edição, que se realiza entre 20 e 22 de Julho, o MIMO chama a Arte para se juntar aos seus pilares base: a música, o cinema, os workshops e masterclasses, a poesia e os roteiros culturais.
Em parceria com a Fundação Millennium bcp, o MIMO Festival Amarante apresenta a exposição “Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, Colecção Millennium bcp”.
Com curadoria de Raquel Henriques da Silva, esta mostra estará patente no Museu Amadeo de Souza-Cardoso a partir de dia 20 de Julho. Recorde-se que o pintor modernista, contemporâneo de Almada Negreiros, nasceu em Amarante e foi entre a sua terra natal, Manhufe, e Paris que desenvolveu a sua arte.

SOBRE O MIMO FESTIVAL
O MIMO Festival nasceu no Brasil em 2004, idealizado por Lu Araújo, e teve a primeira edição internacional em 2016 na cidade de Amarante. A capacidade de atracção e de mobilização de públicos ficou patente na edição de estreia, com mais de 24 mil pessoas a invadirem as ruas, as igrejas, os museus… e os vários espaços onde o festival acontece. Na segunda edição, em 2017, o MIMO contou com cerca 60 mil pessoas espectadores. O sucesso do seu posicionamento e enquadramento valeu a distinção nos Iberian Festival Awards para Melhor Infraestrutura Nacional.

Inteiramente gratuito, o MIMO Festival oferece concertos com grandes nomes da música internacional, um festival de cinema, uma Etapa Educativa com workshops e masterclasses, e uma Chuva de Poesia, em locais nobres e históricos de Amarante.
O sucesso das duas primeiras edições do festival brasileiro em Portugal ditou a continuidade do MIMO Festival Amarante em 2018. Dias 20, 21 e 22 de Julho, a cidade de Amadeo de Souza-Cardoso e Teixeira de Pascoaes vai receber a 3ª edição deste festival único pela sua abrangência e conceito, pelo respeito das diferentes culturas e dos seus bens histórico-culturais.

O MIMO Festival tem como promotores a Câmara Municipal de Amarante e conta com o patrocínio da Santa Casa Misericórdia de Lisboa, que assina o programa MIMO SEM BARREIRAS, que tem como objectivo facilitar a acessibilidade, a integração e a mobilidade de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, durante o festival em Amarante. A Fundação Millennium bcp é mecenas do Programa Educativo.

Pontos de Interesse

Crianças contactam com animais no Canil de Amarante

12 crianças do Centro Infantil de Borba de Godim, Lixa, acompanhadas pelas respetivas educadoras, visitaram as instalações do Canil/Gatil Municipal de Amarante.Com idades compreendidas entre os três e os cinco, as crianças tiveram oportunidade de visitar as...