No próximo sábado, dia 19, às 9h30, o Parque Florestal de Monsanto (PFM) vai dar início às comemorações do Dia da Floresta Autóctone com o Snapshot da Biodiversidade, um levantamento instantâneo de espécies a decorrer no Espaço Biodiversidade.
Orientada por especialistas, esta atividade está aberta a todas as pessoas que queiram colaborar e aprender com a Natureza. Os participantes podem inscrever-se apenas numa tipologia de seres vivos (aves, cogumelos, musgos e líquenes, árvores e arbustos, borboletas noturnas) ou escolher mais do que um percurso dirigido a diferentes seres.
Paralelamente, vai realizar-se uma plantação de árvores em celebração ao Dia da Floresta Autóctone, com ponto de encontro marcado para as 9h30 no Casal do Sola (Parque de Estacionamento na Rotunda de Campolide).
Entre as 10 e as 12 horas decorre, no Auditório Centro de Interpretação Monsanto, uma mesa redonda subordinada ao tema “Vamos Falar de Monsanto”. Com este debate, pretende-se dar a conhecer o que de mais atual se tem aprendido no Parque e com o Parque, mas é também uma forma de fazer chegar ao cidadão comum as razões das opções de gestão e manutenção do mesmo e, sobretudo, de auscultar o que sente o público que o utiliza nos seus momentos de lazer. São convidados a participar todos os utentes, o poder local, as entidades que ocupam espaços do Parque e que promovem a sua utilização.
Para o dia 23 de novembro, data em que se comemora o Dia da Floresta Autóctone na Península Ibérica, está programada uma ação de plantação de árvores com a população escolar.
As atividades são de acesso livre, sujeitas a inscrição prévia.
Para mais informações, contactar Centro de Interpretação de Monsanto através do tel.: 218 170 200 ou e-mail: .