Nos próximos dias 28 e 29 de julho, Amarante vai estar em rede, com a realização da Mostra Coesão Social’18, no Parque Ribeirinho. Pretende-se, ao longo de dois dias, dar a conhecer as entidades do concelho que trabalham no domínio da Coesão Social e o excelente trabalho articulado que têm levado a cabo em prol do Desenvolvimento Social do Concelho.
Entre as entidades participantes contam-se: Autarquia; Instituições Particulares de Solidariedade Social; Associações; Entidades Educativas e Formativas; Entidades Públicas de Saúde; Juntas de Freguesia – num total de 30 instituições.
A inauguração da Mostra acontece a 28 de julho, pelas 16h00, com a atuação da Banda Musical de Amarante. Antes disso, tem lugar a Arruada de Bombos da Cercimarante que vai do Largo de São Gonçalo até ao Parque Ribeirinho.
A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – juntamente com o CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor – irão promover o jogo interativo “Fatura Amiga”. Mas a Mostra ficará ainda marcada por diferentes espetáculos musicais, workshops e por atividades particularmente direcionadas ao público infantil, como pinturas faciais e modelagem de balões.
Esta atividade surge na sequência da Feira Social, dinamizada pela Rede Capacitar Tâmega de dois em dois anos, com o objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho.
“Este ano e, no âmbito do excelente trabalho de parceria desenvolvido em sede de Rede Social, considerou-se uma mais valia estender esta atividade às 57 entidades que fazem parte do Conselho Local de Ação Social – CLAS, da Rede Social de Amarante” – menciona Lucinda Fonseca, vereadora com o Pelouro da Coesão Social e Presidente do CLAS. Lucinda Fonseca acredita que a Mostra assume um “importante papel de divulgação, não só do trabalho das entidades per si, mas também, e principalmente, como prova da concertação conseguida através dos grupos operativos da Rede Social em prol do desenvolvimento social local”.
A Mostra Coesão Social’18 tem como entidade promotora a Rede Social de Amarante, como entidade dinamizadora a Rede Capacitar Tâmega e conta com o apoio do Município de Amarante.