Select Page

Movimento de passageiros dos Portos do Funchal e Porto Santo cresceu 90% em 15 anos

São 57 anos, embora a APRAM só tenha começado a celebrar o aniversário do Porto do Funchal, instituindo o ‘Dia do Porto’, em 2017. Mas ele foi inaugurado a 18 de Julho de 1962, e desde então a baía do Funchal recebe navios e navegadores, entre eles turistas que, nas palavras da presidente do Conselho de Administração da APRAM, “quebraram o isolamento e trouxeram o cosmopolitismo à nossa cidade”.

Lígia Correia inaugurou os discursos da celebração do ‘Dia do Porto’, esta quinta-feira, lembrando que a “Madeira importa 95% do que consome e a grande maioria dessas mercadorias chega por via marítima”. Daí que o Porto do Funchal, e em geral os da Madeira, sejam estratégicos para a população. Assim como para o crescimento da economia. Só nos primeiros seis meses deste ano, revelou Lígia Correia, o Porto do Funchal recebeu 148 escalas e 315 mil passageiros, “mantendo os movimentos que nos põem nos primeiros lugares do ranking dos portos nacionais”.

Mas os números podem ser mais surpreendentes. E foi o vice-presidente do Governo Regional quem os salientou durante o seu discurso nesta cerimónia. Pedro Calado fez uma retrospectiva a 2004, ano em que, através do Plano Director do Porto do Funchal, o Governo Regional transferiu as cargas e descargas de mercadorias para o Porto do Caniçal, libertando o Porto do Funchal para a sua “vocação de turismo de cruzeiros”.

Assim, explicou o governante, nos portos do Funchal e Porto Santo o movimento aumentou em cerca de 283 mil passageiros nesse ano, para mais de 541 mil em 2018: “Um crescimento de 90% em 15 anos”. Um contributo robusto para a economia madeirense – até porque, acentuou o vice-presidente, cada turista gasta, em média, 100 euros em compras quando visita a cidade.

Leia mais na edição de amanhã do DIÁRIO

Pontos de Interesse

Largo das Palmeiras cheio para as vindimas

Decorre até amanhã no Largo das Palmeiras, mais uma edição das Festa das Vindimas do Porto Santo, numa realização da edilidade local. Para o presidente da autarquia Idalino Vasconcelos “esta festa vem na sequência do Porto Santo ser uma ilha que já teve uma grande...