As eleições europeias estão marcadas para este domingo, 26 de maio, e este ano houve algumas alterações no sistema de votação para simplificar o processo.
Assim sendo, estão a ser implementadas mudanças, sendo que uma delas é a disponibilização de matrizes em braille, em todas as mesas de voto, de forma a permitir a sua leitura e a indicação expressa do voto por cidadãos eleitores portadores de deficiência visual.
Para além disso, está também a ser introduzida uma simplificação do processo de verificação da mesa de voto, deixando o eleitor de ser identificado por número de eleitor, ao qual acedia através da sua identificação civil, utilizando apenas esta para verificar o local de exercício do direito de voto de acordo com a morada por si declarada no Cartão de Cidadão.
Nestas eleições, os cadernos eleitorais serão ordenados por ordem alfabética, sendo que a primeira ordenação alfabética terá por base os atuais cadernos eleitorais, o que significa que, em regra, não haverá alterações de local de voto.