O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, formalizou a adesão do Município ao protocolo “Saúde Oral Para Todos”. A cerimónia decorreu a 17 de dezembro, na sede da ARS-Norte (Administração Regional de Saúde do Norte).
“Saúde Oral Para Todos” é o nome do programa do SNS (Serviço Nacional de Saúde) que visa promover e facilitar o acesso da população a cuidados de saúde dentários. No âmbito deste protocolo o Município de Amarante assume todos os encargos financeiros com os equipamentos necessários para a criação de um consultório dentário no Centro de Saúde de Amarante, num investimento de aproximadamente 50 mil euros.
Por sua vez, o Governo compromete-se a realizar as obras necessárias no espaço dedicado às consultas de medicina dentária, assim como assegurar os recursos humanos necessários, os consumíveis e as condições de funcionamento do espaço, entre outros.
Para o Presidente da autarquia, “este é um serviço que permite disponibilizar à população, nomeadamente aos mais carenciados, o acesso aos cuidados de saúde oral, sendo que, como todos sabemos, esta é uma área à qual o Serviço Nacional de Saúde nunca deu resposta eficaz.”
A assinatura do protocolo contou com a presença do presidente do Conselho Diretivo da ARS-Norte, Pimenta Marinho, do bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, e dos autarcas de Armamar, Baião, Fafe, Guimarães, Maia, Mesão Frio, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Vizela, muncípios que também aderiram nesta fase.