Select Page

Município de Óbidos agradece a todos os mecenas


O Município de Óbidos não conseguiu, no passado dia 15 de Dezembro, comprar, em leilão, em Barcelona, um quadro de Josefa de Óbidos (1630-1684), até à data desconhecido.

A obra a leilão, a pintura “Menino Jesus Peregrino”, foi licitada por 110 mil euros, por um anónimo português.

Apesar de não ter conseguido adquirir o quadro, o Município de Óbidos agradece a todos os mecenas que ajudaram nesta operação e fica muito satisfeito por ter contribuído para que o quadro viesse para Portugal.

Este quadro era, até hoje, absolutamente desconhecido, tratando-se de uma obra de muito interesse para o património museológico nacional, na estratégia de salvaguarda do património português. Do tema “O Menino Jesus Romeiro” (ou Peregrino) existem sete versões, como se vê no catálogo das exposições “Josefa de Óbidos e o tempo barroco” (IPPC, 1991) e “Josefa de Óbidos e a invenção do Barroco” (MNAA, 2015). Esta versão que agora surgiu no mercado de vendas é, crê-se, a oitava.

Pontos de Interesse

Grande Noite de Gala da Orquestra Ligeira de Óbidos

A Orquestra Ligeira de Óbidos, da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, apresenta a sua 4.ª Grande Noite de Gala, que irá decorrer no próximo dia 13 de maio, pelas 20h30, no restaurante “A Lareira” (Caldas da Rainha).Como já vem sendo hábito, a organização promete...

JVG têm uma bicicleta que distribui livros

A Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras (JVG) quer desafiar todas as pessoas a ler um livro por mês, que será levado de bicicleta até à porta dos habitantes desta vila do concelho de Óbidos.Os livros serão selecionados segundo as preferências de cada um. Será...