Select Page

Município do Porto com performance exemplar na redução da dívida

O Porto reduziu, em 2016, o seu passivo em cerca de 50%, sendo o município de grande dimensão da zona Norte e o segundo do país com a melhor prestação de contas.

A avaliação é do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016, um documento que traça a radiografia da saúde financeira das 308 câmaras e empresas municipais.

O executivo liderado por Rui Moreira liquidou no ano passado metade da dívida da sua autarquia, num total de 46,5 milhões, classificando-se em segundo lugar a nível nacional neste parâmetro, num ranking encabeçado pela câmara de Sintra.

Quanto aos municípios com maior independência financeira (percentagem de receitas próprias em relação às receitas totais) o Porto encontra-se no top 10, ocupando a sexta posição.

Estes dados constam da 13ª edição do Anuário dos Municípios, divulgada ontem, uma publicação iniciada em 2005, com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados, em estreita colaboração com o Tribunal de Contas, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e a Universidade do Minho.

As conclusões do relatório refletem vários indicadores orçamentais (estrutura da receita cobrada, estrutura da despesa paga, e receita vs. despesa) e financeiros (dívidas a terceiros, prazo médio de pagamentos, limite da dívida total, resultados líquidos, operacionais e EBITDA), bem como o estudo setor empresarial local.

Pontos de Interesse

Um dia de Sting pela Frente Atlântica do Porto

Sting, que ontem actuou no festival Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, quis chegar de véspera para conhecer o Porto. Passeou pela cidade no sábado e acabou a jantar em Matosinhos, no que considerou ser o restaurante mais bonito do mundo.   Segundo conta o suplemento...

ANA anuncia expansão do Aeroporto do Porto

A ANA anunciou esta manhã fortes investimentos no Aeroporto do Porto. A gare vai ter ainda este ano uma nova área de controlo de segurança, a pista prepara-se para aumentar o número de movimentos, haverá mais pontos de check-in e também a área de carga se prepara para...