O Município de Aljustrel vai assinalar os 10 anos da elevação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade pela Unesco.
No mês em que se cumpre esta data foi preparada uma evocação especial a esta efeméride, que irá acontecer na Vin&Cultura, que começa já no próximo dia 22, em Ervidel.
O momento acontecerá no sábado, dia 23, pelas 16:30 horas, neste certame que celebra um dos principais produtos do Concelho de Aljustrel, o vinho da talha, e que preserva as tradições associadas ao mundo rural.
Em uníssono irão ouvir-se todos os grupos corais do Concelho de Aljustrel, num momento que pretende prestar tributo a este marco importante na afirmação da cultura e da identidade alentejana, enaltecendo-se o papel de dezenas de mulheres e homens que em grupos organizados, ou de forma informal, perpetuam o cante, passando-o de geração em geração.
Recorde-se que o Cante Alentejano foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), tendo a distinção sido aprovada na manhã do dia 27 de novembro de 2014, em Paris (França).