Select Page

Museu de Angra do Heroísmo evoca visita régia de 1901

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 21 de abril, pelas 20h00, a realização de uma ceia temática evocativa da visita régia de D. Carlos e de D. Amélia aos Açores, em 1901.

 

O evento terá início no ‘IV momento’ da exposição “Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico”, que inclui peças que documentam a estada dos reis na ilha Terceira, nomeadamente marinhas da autoria de D. Carlos, a ‘Vitória’ (viatura de passeio do século XIX) que terá transportado os monarcas e os vidros ogivais do iate ‘D. Amélia’, entre outras daquela época.

 

Na ocasião, será lida uma saudação aos soberanos, escrita por Vieira Mendes e publicada no jornal A União, a 1 de julho.

 

A ceia, cuja confeção está a cargo do Clube de Golfe da Ilha Terceira, será servida na Sala do Capítulo, sendo o menu inspirado no do jantar oferecido aos monarcas no Paço Real, atual Palácio dos Capitães Generais.

 

A iniciativa inclui ainda uma intervenção de José Guilherme Reis Leite sobre o contexto político subjacente à visita, uma explicação do programa dessa visita por Ana Almeida e Carla Devessa e um momento musical com Elena Kharambula, Mikhayl Roussal e Orest Grystsyuk.

 

Na sala onde terá lugar a ceia será apresentada uma mostra com objetos do acervo do Museu de Angra do Heroísmo, que se encontram em reserva, ilustrativos de diferentes momentos da visita régia.

 

Os interessados em participar devem efetuar a inscrição prévia através do email museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.

 

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

Pontos de Interesse