A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, inaugura sábado, 14 de abril, pelas 15h00, uma exposição intitulada “Pintura e Gravura de Wall Perné – uma coleção holandesa de Gustaaf van Manen nos Açores”, que ficará patente na Sala Dacosta até 3 de junho.
Gustaaf van Manen, músico holandês residente nos Açores, é provavelmente o maior colecionador da obra de Joseph van der Wall Perné, reunindo cerca de uma centena de pinturas, desenhos e gravuras deste artista nascido em Haarlen, na Holanda, cujos trabalhos aparecem em muitos leilões e antiquários em várias partes do mundo.
Esta exposição, que integra um conjunto de paisagens, naturezas-mortas e alguns interiores de igreja, apresenta uma obra que pretende reproduzir a realidade, na linha tradicional da pintura de paisagem praticada por flamengos, holandeses e alemães nos séculos XVI e XVII, apesar de exibir já alguns traços que, mais tarde, darão forma e conteúdo ao que se chamou Impressionismo e Expressionismo.
O período da atividade artística de Wall Perné situa-se entre 1892 e 1941, tendo estudado no Museum van Kunstnijverheid, na Holanda, e na Akademie der Bildende Künste, em Munique, na Alemanha.
Especializou-se em naturezas-mortas e paisagens e ganhou fama com os seus quadros do interior da Igreja St. Bavo, em Haarlen, onde se encontra um célebre órgão no qual tocaram Mendelssohn, Händel e Mozart.
Em 1910, ganhou a medalha de ouro na exposição de Flora, em Heemstede, com o quadro “Girassóis”, um tema abordado inicialmente por Claude Monet, em 1881, e celebrizado por vários pintores da época, como Gustav Klimt, Paul Gauguin e, especialmente, Vincent van Gogh.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.