A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, inaugura a 1 de novembro, pelas 15h00, uma exposição denominada “Instrumentos de Trabalho ou de Cultura”, que revisita a sua Coleção Etnográfica.
Esta exposição pretende levar o visitante a reavaliar objetos utilitários que integraram e, em alguns casos, ainda integram o quotidiano local e a reconhecer o seu valor, não só enquanto expressão material de uma memória cultural comum, mas também enquanto potenciadores de reflexão sobre questões atuais relacionadas com o trabalho e a cultura.
Esta mostra, que estará patente até 25 de fevereiro, está organizada em cinco núcleos temáticos, denominados “Instrumentos de Preparação do Solo”, “Instrumentos de Ferreiro”, “Instrumentos de Trabalho de Madeira”, “Objetos Domésticos de Barro” e “Instrumentos de Fiação”, tendo como subnúcleos “Ferros de Marcação de Gado” e “Cangas de Luxo”.
A função e natureza dos objetos que compõem estes núcleos encontram-se descritas e fundamentadas em painéis explicativos na sala da exposição e no catálogo editado pelo Museu de Angra do Heroísmo, que pode ser adquirido na receção da instituição e está disponível online no sítio do museu na Internet.
O Museu de Angra do Heroísmo é detentor de uma vasta coleção de etnografia, atualmente instalada nas Galerias de Saberes e Técnicas Tradicionais, que ocupam os armazéns da antiga Fábrica de Tabaco Âncora, nas traseiras do Edifício de São Francisco.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.