A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, inicia sábado, 20 de janeiro, pelas 15h00, um ciclo de conferências intitulado “Saberes da Terra”, no âmbito do programa de dinamização da exposição “Instrumentos de Trabalho ou de Cultura”, que está patente até 25 de fevereiro.
Este ciclo tem início com a comunicação “Técnicas Ancestrais de Mobilização e Fertilização dos Solos”, de Alfredo Borba e João Madruga, respetivamente, diretor e investigador colaborador do Instituto de Investigação e Tecnologia da Agronomia e Meio Ambiente da Universidade dos Açores.
Os dois docentes do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores abordarão o processo de execução das arroteias desenvolvidas pelos primeiros povoadores em função da tipologia dos solos e mediante o uso de diferentes alfaias agrícolas, bem como a utilização da sideração para a recuperação da fertilidade dos solos.
A 27 de janeiro, também às 15h00, Duarte Mendonça, especialista em Genética e Melhoramento, apresenta o trabalho desenvolvido nos laboratórios do Centro de Biotecnologia dos Açores, onde estão a ser empregues ferramentas de base biotecnológica com o objetivo de transformar estes recursos numa mais-valia que transcende o valor económico, englobando também valores ecológicos, éticos, espirituais, estéticos, simbólicos, educativos e científicos.
O ciclo de conferências encerra a 24 de fevereiro com uma apresentação do hidrogeólogo Cota Rodrigues, da Universidade dos Açores, sobre a contaminação de aquífereos.
A exposição “Instrumentos de Trabalho ou de Cultura” revisita a coleção etnográfica do Museu de Angra do Heroísmo com o objetivo de levar o visitante a reavaliar objetos utilitários que integraram e, em alguns casos, ainda integram o quotidiano local e a reconhecer o seu valor não só enquanto expressão material de uma memória cultural comum, mas também como potenciadores de reflexão sobre questões atuais relacionadas com o trabalho e a cultura.
A mostra está organizada em cinco núcleos temáticos, nomeadamente “Instrumentos de Preparação do Solo”, “Instrumentos de Ferreiro”, “Instrumentos de Objetos Domésticos de Barro” e “Instrumentos de Fiação”, tendo como subnúcleos “Ferros de Marcação de Gado” e “Cangas de Luxo”.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.