A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, inaugura sábado, 9 de junho, pelas 15h00, uma exposição intitulada “Mérito e Distinção: Ordens Honoríficas Portuguesas”.
A exposição, que estará patente até 23 de setembro na Sala Dacosta, apresenta exemplos de condecorações que integram a coleção do Museu, a par de insígnias pertencentes a colecionadores particulares e a familiares de agraciados.
Este tipo de condecoração radica numa tradição secular que remonta à Idade Média e destina-se a distinguir cidadãos nacionais que se notabilizem por méritos pessoais, por feitos militares ou cívicos, por atos excecionais ou por serviços relevantes prestados ao país.
A inauguração da exposição inclui uma comunicação de Paulo Estrela, colecionador de falerística, fundador da recém-criada Academia de Falerística de Portugal e membro de várias associações congéneres estrangeiras, que publicou o livro “Ordens e Condecorações Portuguesas 1793-1824”.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.