A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, promove, a 3 de fevereiro, a realização de uma conferência por João Carlos Nunes, intitulada “’Mistérios’ da ilha do Pico: vulcões que moldaram o Homem e marcaram a História”.
Nesta conferência, que terá lugar pelas 21H00, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, e se insere nas comemorações do 300.º aniversário das erupções de fevereiro de 1718, João Carlos Nunes vai abordar as particularidades destas erupções e a influência que tiveram na população do Pico.
Desde a descoberta e povoamento desta ilha que está referenciada nos acervos históricos a ocorrência de três erupções vulcânicas, que deram origem aos popularmente designados ‘Mistérios’ da Prainha (1562-64), de Santa Luzia (1718), de São João (1718) e da Silveira (1720).
João Carlos Nunes, licenciado em Geologia, ramo científico, pela Universidade do Porto, e doutorado em Vulcanologia pela Universidade dos Açores, é Diretor Científico do INOVA – Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores e Coordenador Científico do Geoparque Açores, que integra a rede mundial de geoparques da UNESCO.
Esta iniciativa do Museu do Pico, em parceria com o Parque Natural do Pico, o Geoparque Açores e a Junta de Freguesia de São João, inclui a apresentação de um vídeo sobre o tema da conferência.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.