O Museu Militar de Elvas assinalou esta segunda-feira, dia 31 de outubro o sétimo aniversário. Ao longo do dia, foram diversas as atividades realizadas, no espaço museológico inaugurado em 2009.
As comemorações iniciaram-se com um almoço convívio, nas instalações do museu Militar, seguido de uma sessão solene, onde esteve, além de Manuel Valério, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Paulo Canhão, presidente da Assembleia Municipal do concelho, e ainda diversos representantes das juntas de freguesias. Presidiu a cerimónia o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general José António Carneiro Rodrigues da Costa.
Neste ato, foram também impostas condecorações a militares e civis ligados ao exército. Após a cerimónia, realizou-se uma palestra, denominada “O Exército do Século XX através das suas viaturas”. Terminada a palestra, foi a vez, dos convidados assistirem à inauguração da requalificação de uma coleção de viaturas militares.
Recorde-se, que este núcleo museológico recebe anualmente milhares de visitantes provenientes dos mais variados pontos do mundo, sendo já uma referência a nível nacional, o que lhe valeu a inclusão na Rede Portuguesa de Museus.
É um dos maiores museus do País, onde o visitante pode ver, para além da monumentalidade das fortificações, dos Quartéis do Casarão, do claustro do Convento de São Domingos e da Fonte de São José, todo um conjunto de elementos de interesse: História do Serviço de Saúde do Exército; Hipomóveis e Arreios Militares no Exército; Centro de Interpretação do Património de Elvas; Viaturas do Exército.
Tem algum armamento pesado – artilharia – exposto ao ar livre, com algumas peças consideradas raras ou então, como no caso do obus de fabrico japonês, sobre as quais ainda é um mistério a sua chegada a Portugal.