Select Page

Museu Militar organiza torneios de Trench, o “xadrez português”

Gosta de jogos de estratégia? Venha jogar Trench. O convite é feito pelo Museu Militar do Porto e é válido para as manhãs de domingo, das 10 às 12,30 horas, tudo com acesso gratuito. Trench é um jogo de estratégia, criado por Rui Alípio Monteiro, inspirado nas Trincheiras da I Guerra Mundial.

Rui Alípio Monteiro ambicionava criar algo inovador para desafiar a hegemonia do xadrez e, para isso, criou um jogo ao estilo clássico dos jogos de tabuleiro, batizando-o de Trench.

Com o mesmo número de casas e de peças do tabuleiro de xadrez ou das damas, o tabuleiro de Trench é disposto em forma de losango, o que permite traçar uma linha diagonal – a trincheira – que o divide em dois.

Deacordo com o criador do jogo, este é um elemento que confere ao Trench “umaidentidade própria que define a mecânica de jogo”, pois “a estratégia mudaconsideravelmente conforme as peças estejam dentro ou fora da trincheira”.

O Trench surgiu em 2013 e já ganhou vários adeptos e tem um clube de fãs. O seu criador ambiciona criar uma trilogia, para além, da versão digital do jogo.

“O Trench foi inspirado na primeira guerra mundial, portanto, digamos que é terra. O segundo foi inspirado na segunda guerra, na força aérea, que teve a supremacia nessa guerra. Portanto, é o ar. O terceiro é inspirado na força naval, na marinha de guerra. Portanto, é o mar”.

O jogo está disponível para venda em várias lojas e espaços comerciais. O próximo desafio está marcado para este domingo, dia 13, com início às 10 horas, no Museu Militar do Porto.

+Info: Tench no Facebook

Próximo desafio:

Data: 13 agosto 2017

Hora: 10h00-12h30

Local: Museu Militar do Porto | Rua do Heroísmo, n.º 329, Porto

Entrada Livre

Pontos de Interesse

Hackacity está de volta dias 27 e 28 de maio

Após o sucesso da primeira edição no Porto, o Hackacity está de volta, dias 27 e 28 de maio, com mais uma maratona de programação. Os participantes são convidados a desenvolver aplicações que tenham impacto na vida da cidade, usando big data. A iniciativa, que nasceu...