A 22 de maio, pelas 10h00, tem lugar a receção de boas vindas da “BIISA – Bienal Internacional de Ilustração Solidária Ajudaris”, na Sala de Exposições Temporárias, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso. Trata-se de um evento inserido na programação da 2ª Bienal Internacional de Ilustração Solidária Ajudaris (BIISA), promovida pela Ajudaris- Associação de Solidariedade Social em parceria com a Câmara Municipal de Amarante e a Fundação Manuel António da Mota. São várias as atividades que estão previstas para a Bienal, que decorrerá nos próximos dias, nas cidades de Amarante e Porto, nomeadamente oficinas de ilustração para crianças; workshops destinados à comunidade; exposição das obras finalistas na Galeria Fundação Manuel António da Mota; um leilão solidário a favor de instituições.
A BIISA é dirigida a ilustradores profissionais e não-profissionais de todas as nacionalidades e nesta edição tem como tema a “Criatividade””. Os artistas finalistas já são conhecidos. A cerimónia de entrega de prémios irá decorrer a 25 de maio, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, onde serão divulgados os vencedores. A Bienal atribuirá o Prémio “Grande Prémio Fundação Manuel António da Mota”, no valor de 5.000 euros, a nível internacional, e o “Prémio Jovem Ilustrador da Câmara de Amarante” de 500 euros, destinados a Jovens Universitários de todas as nacionalidades, que estejam a estudar nos estabelecimentos de ensino, em Portugal.
Esta iniciativa tem um carácter solidário e destina-se a ajudar duas Instituições. Desta forma, todos os candidatos aos prémios poderão doar a partir de 50% do valor da obra para Instituições de Solidariedade Social, designadamente a APD de Amarante (selecionada pela Câmara Municipal de Amarante) e a Ajudaris – Associação de Solidariedade Social. O júri integra personalidades como André Letria, Jesus Cisneros, Dora Batalim Sottomayor, Rui Pedroto, Raul Nieto Guridi, Jutta Bauer, Adolfo Serra, entre outras individualidades que apoiam e acarinham o projeto.
De referir que a BIISA – 2º Bienal Internacional de Ilustração Solidária, conta com a participação de ilustradores de 28 países: Portugal, Espanha, Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Cabo-Verde, Colômbia, República Checa, Alemanha, Equador, Egito, Estónia, França, Germânia, Irão, Itália, Malásia, México, Montenegro, Holanda, Perú, Rússia, Venezuela, Ucrânia, Turquia, Uruguai e Paquistão.