Select Page

Museu Municipal expõe vestígios da “escrita mais antiga conhecida na Península Ibérica”


Museu Municipal expõe vestígios da “escrita mais antiga conhecida na Península Ibérica”

Património

O Museu Municipal de Aljustrel inaugura, no dia 5 de setembro, às 18 horas, a exposição “Escrita no Baixo Alentejo – das origens aos nossos dias”.

Organizada pela Rede de Museus do Baixo Alentejo, em parceria com a CIMBAL, esta exposição tem o intuito de divulgar as coleções dos museus que compõem a rede, visando a itinerância por todos os municípios que a integram. 

Nela estão patentes peças, documentos e registos descobertos no Baixo Alentejo, alusivos à evolução da escrita, desde a Idade do Ferro, o ponto de partida, visto que é dessa época que se supõem ser os primeiros vestígios da “escrita mais antiga conhecida na Península Ibérica”, a escrita do Sudoeste.

De Aljustrel pode-se ver uma inscrição jurídica em bronze proveniente das Minas de Aljustrel, datada de 117-138 d.C.

A exposição, cofinanciada pelo Alentejo 2020 / Portugal 2020 / Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, vai estar patente ao público, na Sala Polivalente do Museu Municipal, até ao dia 24 de setembro.

Pontos de Interesse

Empresário aljustrelense apresenta marca diferenciadora

Empresário aljustrelense apresenta marca diferenciadora Empreendedorismo Esta quinta-feira, 22 de fevereiro, pelas 11h00, realizar-se-á a apresentação da empresa, detentora da marca Salxibox. O evento terá lugar junto ao malacate Vipasca, em Aljustrel, e contará com a...