Realizaram-se no dia 3 de outubro, no Auditório Municipal do Sabugal, duas palestras dirigidas aos alunos do secundário do Agrupamento de Escolas do Sabugal, no âmbito do evento ‘Naturcôa’.
Depois das boas-vindas por parte do vereador Amadeu Neves, o fotógrafo e designer gráfico sabugalense Rui Gaiola começou por apresentar o ‘Naturcôa’, evento dedicado à fotografia e natureza que se vai realizar no primeiro fim de semana de novembro, no concelho do Sabugal, onde não vão faltar conferências, workshops, exposições, mas também um passeio fotográfico.
O fotógrafo e realizador Luís Quinta partilhou com o jovem público as riquezas naturais que tem captado neste ‘país das maravilhas’ que é Portugal.
Luís Quinta, ao longo do seu percurso como fotógrafo de natureza, tem realçado que, hoje em dia,“as crianças sabem mais sobre animais de África do que da fauna dos Açores. Sabem que o tigre ou o urso-panda correm risco de extinção, mas não sabem que temos apenas cerca de 40 focas-monge, no arquipélago da Madeira”, sublinhando, ainda, que a sua missão é revelar“o mundo exuberante e relevante que temos entre nós. E, para fotografar os grandes e pequenos animais, tanto os descubro numa cumeada do Gerês, como nos campos de Almada.”
A palestra no Sabugal foi um reflexo desta visão do fotógrafo, com direito a muitas histórias de quem vive o mundo natural por detrás da câmara fotográfica.
Mais informações sobre o ‘Naturcôa’aqui