Select Page

Nova antena da ESA reforça aposta no Espaço como vetor de desenvolvimento de Santa Maria, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo visitou hoje as obras para a instalação da nova antena da Agência Espacial Europeia (ESA) em Santa Maria, que se enquadra no “reforço da aposta no setor do Espaço também como vetor de desenvolvimento” desta ilha.

 

Este investimento significa, em primeiro lugar, o “aprofundamento e a consolidação desta aposta aqui, em Santa Maria, para a prestação destes serviços ligados ao setor espacial, reforçando também o posicionamento dos Açores como parceiro neste tipo de projetos, que acabam por criar emprego na ilha”, salientou Vasco Cordeiro.

 

Em declarações aos jornalistas no segundo dia da visita estatutária a Santa Maria, o Presidente do Governo adiantou que a instalação deste equipamento permite também fortalecer a posição dos Açores no panorama internacional nesta área, através da sua participação neste tipo de projetos científicos.

 

Antes desta visita, Vasco Cordeiro reuniu-se com a Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Chiara Manfletti, um encontro “útil, na medida em que permitiu uma troca de informações” sobre os projetos que já estão a ser concretizados em Santa Maria, mas também sobre a vontade deste organismo colaborar na concretização da aposta que está a ser feita em vários projetos, como é o caso do Space Port.

 

A nova antena resulta do acordo assinado entre o Governo dos Açores, a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Estado português para a instalação, em Santa Maria, de uma infraestrutura de receção de sinal integrada no programa PROBA-3, da ESA, e em operações de ‘tracking’ de lançadores e de telecomando e telemetria.

 

Esta infraestrutura vai, assim, permitir que, a partir dos Açores, seja possível reforçar a oferta de serviços terrestres não só para a ESA, mas também para outros operadores internacionais, na medida em que apresenta valências técnicas que permitem novos serviços de operação ao nível de futuras missões científicas de observação da Terra e do Sol.

 

Concretamente, esta antena será utilizada no âmbito de várias missões espaciais, das quais se destaca o programa PROBA-3, de observação do Sol, bem como o seguimento de lançadores de satélites.

Pontos de Interesse