Select Page

NOVA ESCOLA DE BOMBEIROS DO FUNCHAL VAI INCLUIR FORMAÇÃO EM LISBOA

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, assinou hoje um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa, na pessoa do Vereador Carlos Castro, que oficializou a cooperação entre os Bombeiros Sapadores do Funchal e o Regimento de Sapadores Bombeiros da capital. O primeiro resultado prende-se diretamente com a nova Escola de Bombeiros do Funchal: os 24 profissionais que a Autarquia vai contratar no concurso que decorre neste momento terão seis meses de formação específica junto dos Sapadores lisboetas, incluídos no ano de duração previsto para o curso. 

De entre as várias decisões que poderia tomar para o plano curricular a adotar, Paulo Cafôfo considerou que “esta era a opção mais acertada, numa formação que se pretende de excelência a todos os níveis. A partilha de conhecimentos com os Sapadores da capital, uma das maiores e mais experimentadas corporações do país, será determinante no processo formativo dos nossos novos bombeiros.”

O protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa é, de resto, mais amplo, estando prevista a realização de projetos de investigação em áreas de interesse para ambas as instituições; a participação em programas de desenvolvimento da comunidade, de âmbito regional, nacional e internacional; o acesso a publicações técnicas de ambas as instituições; o intercâmbio de especialistas; o desenvolvimento de programas pedagógicos; e a realização conjunta de colóquios, seminários e conferências de interesse mútuo, sobre proteção e socorro. Paulo Cafôfo reforça, ainda assim, que “as diversas ações de formação profissional são verdadeiramente o cerne deste protocolo. Uma formação técnico-profissional de qualidade requer que se definam perfis de formação e conteúdos pedagógicos adaptados às diferentes realidades funcionais e alinhados com os objetivos estratégicos das instituições. Esta parceria da Nova Escola de Bombeiros do Funchal será, por isso, uma medida de fundo na certificação da formação e era esse o instrumento de excelência que procurámos.”

O Presidente referiu, por fim, que o concurso para a contratação dos 24 novos bombeiros “está a decorrer de acordo com os prazos previstos. A lista final de candidaturas aceites acabou de ser publicada em Diário da República e temos 170 rapazes e raparigas até aos 25 anos de idade que se estão a preparar para fazer a prova escrita de conhecimentos gerais no próximo dia 31 de agosto. Estes serão depois sujeitos a testes físicos, avaliações psicológicas e provas de aptidão, dentro daquilo que é habitual neste nível de formação.” Os recrutas irão receber salário durante o ano previsto para a sua formação, bem como subsídio de alimentação, e não vão sozinhos para Lisboa: serão acompanhados por dois graduados do Quartel do Funchal, que vão ser eles próprios formadores profissionais em Lisboa, tendo por missão acompanhar e supervisionar os recrutas e, no fim de contas, preservar a sua ligação ao Funchal. A Câmara Municipal do Funchal vai contratar 48 novos bombeiros até 2018, que irão permitir uma renovação do quadro da corporação e um franco reforço em termos de idade. A constituição de novas equipas também vai aumentar a rotatividade e, consequentemente, a eficiência do serviço. A última Recruta de Bombeiros da Câmara Municipal do Funchal decorreu em junho de 2001, há 16 anos atrás, o que ilustra bem o alcance desta questão.

Pontos de Interesse