
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas revelou hoje que a conclusão da empreitada de construção do novo acesso ao Porto de Pescas de Vila Franca do Campo, em São Miguel, está prevista para fevereiro.
Ana Cunha, que falava no final de uma visita à empreitada em curso, num investimento global de cerca de dois milhões de euros, adiantou que a obra está a ser finalizada com “a continuidade da plataforma que sustenta a estrada e, depois, os arranjos da parte inferior, que estão a ser aproveitados para criar zonas disponíveis para instalações de adaptação das infraestruturas que já existiam no local”.
Com esta obra estabelece-se um acesso direto ao porto de pescas, através do prolongamento da Rua da Marina e aproveitando a ligação da Avenida da Europa à via rápida (SCUT), criando-se, ao mesmo tempo, espaços para que a Marina de Vila Franca do Campo possa alojar serviços de apoio, espaços de circulação pedonal e de estacionamento, requalificando-se a frente de mar entre a marina e o porto de pescas.
“Há um ordenamento bastante diferente, para melhor, das diversas atividades económicas que aqui se desenvolvem e, nomeadamente, as atividades náuticas: clube naval, marítimo-turísticas”, frisou a Secretária Regional, acrescentando que “há também uma diferenciação grande da zona técnica e melhoria das instalações para esse efeito”.
A obra teve início em 2016, tendo sido interrompida “em virtude dos processos expropriativos”, lembrou Ana Cunha, salientando que nos dois casos de expropriação foi possível chegar a acordo.
A Secretária Regional referiu ainda que as expropriações não aumentaram o investimento previsto, já que “o processo expropriativo fazia parte do valor previsto inicial de investimento e está incluído no valor de dois milhões de euros”.
Recent Comments