O Vice-Presidente do Governo anunciou hoje, em Vila do Porto, que o número de desempregados inscritos em agências de emprego na ilha de Santa Maria reduziu para metade em três anos, comparando números do final de 2018 com o final de 2015.
Sérgio Ávila falava na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, na abertura dos Cursos de Aquisição de Competências Básicas e Certificação (Cursos ABC), para cerca de 80 Marienses que vão agora frequentar a Rede Valorizar para obter as qualificações de 6.º, 9.º e 12.º ano, cerimónia que contou com a presença do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.
Na cerimónia, Sérgio Ávila salientou a “coragem destes cerca de 80 Marienses”, considerando que “o desafio que aceitaram assumir de procurar obter novas habilitações demonstra, em primeiro lugar, determinação e vontade de superação”.
Sérgio Ávila destacou que a Rede Valorizar emitiu nos últimos 10 anos, até março, mais de 10 mil diplomas em habilitações que oscilam entre o 1.º Ciclo e o Ensino Secundário, em todas as ilhas dos Açores.
“Se esses desafios foram conquistados por estes 10 mil Açorianos nos últimos 10 anos, ter hoje aqui 80 Marienses que demonstram essa determinação, essa coragem, dá-nos um sinal muito importante – um sinal de que vale a pena investir na educação, vale a pena acreditar que todos, em conjunto, iremos conseguir fazer com que cada um de vós vença mais esta etapa”, sublinhou o governante.
“Aqueles que já conseguiram emprego são para nós um grande motivo de satisfação, dão-nos mais força, mais energia para apoiar outros a estudar, para que, no futuro, também eles venham a conseguir emprego. O objetivo do Governo dos Açores é ser um aliado de todos os formandos para que possam aprender, fazer mais e ter vontade de fazer melhor”, assegurou Sérgio Ávila.
Os cursos ABC inserem-se na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial do Governo dos Açores.
Esta medida tem como objetivo aumentar o nível de escolaridade dos adultos que não possuam o 4.º, 6.º ou 9.º ano de escolaridade, associando a formação ao processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
Trata-se de um projeto inovador, sem paralelo a nível nacional.