Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, marcou presença na sessão de abertura do II Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias (CNESA), na manhã desta quinta-feira, dia 16, no Centro de Negócios Transfronteiriços de Elvas, que decorre até sábado, dia 18 de novembro.
Na sessão esteve presente, para além do autarca de Elvas, o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Albano Silva; diretor da Escola Superior Agrária de Elvas, José Rato Nunes; o responsável da Comissão Especializada de Escolas Superiores Agrárias, Jorge Justino, e o presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Nuno Canada.
Nuno Mocinha, na sua intervenção, para além de dar as boas-vindas a todos os presentes, deixando o convite para que conheçam a nossa cidade, e aproveitou ainda para deixar algumas das “preocupações do município nestas áreas”, como seja a “fixação de pessoas”, ou as alterações climáticas e as suas consequências no futuro “no nosso território e como podemos mitigá-las”.
Neste segundo encontro, tal como o anterior, o objetivo passa pela partilha de conhecimento entre investigadores portugueses nas áreas da Agronomia, Ambiente e Recursos Naturais, Ciência e Tecnologia Alimentar e Ciência Animal, numa organização da Comissão Especializada de Escolas Superiores Agrárias no âmbito do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).
Os trabalhos decorrem em duas salas distintas, com diversos temas em cima da mesa, estando expostos cerca de 120 posters científicos, estando o último dia reservado para visita de campo.
O programa pode ser consultado
aqui.