Select Page

O Alentejo pelo olhar do fotógrafo Luís Reininho


O Alentejo pelo olhar do fotógrafo Luís Reininho

Encontro com a escrita

No âmbito do “Encontro com a Escrita”, a Biblioteca Municipal de Aljustrel apresenta, no dia 22 de maio, às 18h30, o livro “Alentejo” de Luís Reininho.

Luís Miguel de Sampaio e Melo Reininho nasceu em Tete, Moçambique em 1968. Em 1995, licencia-se em Design Gráfico no IADE e passa a exercer a profissão de professor. Em 2001, deixa a cidade de Setúbal, onde viveu, e radica-se em Aljustrel. Paralelamente à atividade de docente dedica-se à fotografia, tendo sido também formador de fotografia na CERCI Beja, em 2008 e na Brainart School.

Nos últimos anos, esta sua paixão tem vindo a ocupar grande parte do seu tempo livre. A qualidade e beleza dos seus trabalhos valeram-lhe já algum reconhecimento em Portugal e além-fronteiras. Galardoado com o 2º prémio (preto e branco) no VIII Salão de fotografia do Orfeão de Rio Tinto e com uma menção honrosa no concurso “Olhar a liberdade”, em Aljustrel, Luís Reininho tem ainda várias das suas obras publicadas em revistas como “O mundo da Fotografia Digital”, “Arte fotográfica DP e Foto digital.

Além das fotografias que foram selecionadas para o livro “OLHARES”, a maior comunidade online de fotografia do mundo em português e para o seminário da 24ª Campanha Coastwatch – “COASTWATCH – Investir no Mar promovendo a Sustentabilidade”, tem ainda outras aprovadas nos sites http://1x.comhttp://www.fineart-portugal.com,

O que o motiva Luís Reininho “é olhar e procurar um conjunto de elementos que lado a lado se compõem numa imagem nova. A máquina permite-me ver outras coisas, torna-se redobrada. Quando a levo comigo, valoriza e torna as experiências mais interessantes. Medeia a minha relação com o exterior e facilita a comunicação que estabeleço com os outros.”

Neste livro, conforme escreve o diretor editorial, Jorge Pinto Guedes, no prefácio da obra (Almalusa.org), Luís Reininho “oferece-nos uma inolvidável selecção das suas melhores imagens, feitas com carinho e amor mas também com o sacrifício inerente a quem tem que procurar incessantemente as melhores oportunidades e enquadramentos. Este livro é, por isso, uma manifestação de amor … pelo Alentejo que, através da sua objectiva se torna de todos nós”.

Pontos de Interesse

Espetáculo de homenagem a Carlos Paião em Aljustrel

Espetáculo de homenagem a Carlos Paião em Aljustrel Cine Oriental No dia 11 de maio, às 21h30, vai ser apresentado, no Cine Oriental de Aljustrel, o espetáculo “Paião”. “Paião”, álbum produzido, em 2018, para homenagear o músico e compositor Carlos Paião, que morreu...