A celebração do Ano Europeu do Património Cultural 2018 (AEPC 2018) em Portugal registou uma das maiores participações a nível europeu. Contabilizadas cerca de 1.500 iniciativas inscritas no programa nacional, com o envolvimento de mais de 150 municípios e a estimativa de cerca de 420.000 participantes nas atividades promovidas, o AEPC mobilizou centenas de organizações, públicas e privadas, de áreas muito distintas, em ações de sensibilização e de reflexão sobre o património cultural.
Do vasto conjunto de iniciativas realizadas destacam-se cerca de 440 visitas e rotas patrimoniais, 345 Encontros e Congressos, 270 exposições, 167 ateliers e 169 espetáculos. Destacam-se também cerca de 150 iniciativas promovidas pelos diferentes organismos do Ministério da Cultura e 25 iniciativas promovidas pela Direção-Geral do Património Cultural, ao longo do ano, contando-se, entre estas, as Jornadas Europeias do Património, que tiveram lugar em setembro, com larga adesão em todo o território nacional.
Abrangendo um extenso e diversificado leque de atividades, a programação nacional, assegurada pela DGPC, contou também com várias iniciativas de âmbito internacional e europeu, designadamente Encontros e Congressos, bem como com muitas iniciativas dirigidas aos jovens e às escolas, demonstrando, no seu conjunto, o elevado interesse por parte de muitas entidades públicas e privadas, associações, grupos e comunidades, pelas questões que hoje se colocam no domínio do património cultural e pela sua importância na sociedade. O AEPC criou muitos espaços de reflexão e discussão e possibilitou também o encontro de projetos e o estabelecimento de parcerias, que se prolongarão para além de 2018.
Pontos de Interesse