A Câmara do Porto volta a marcar presença na Qualifica 2017, que hoje abriu portas na Exponor. “Find your balance” é o mote deste ano da Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que irá decorrer até ao próximo domingo, 19 de março, mobilizando mais de 35 mil jovens.
Neste dia inaugural da Qualifica 2017, o stand da autarquia, localizado no Pavilhão 4, serviu de palco à apresentação dos cinco melhores projetos desenvolvidos por outras tantas escolas do Porto no âmbito do programa “A Empresa”, uma parceria entre a JA Portugal e o Município.
Através deste projeto educativo, alunos do ensino secundário desenvolveram uma ideia de negócio, através da criação de uma miniempresa, onde cada aluno tem uma função. O objetivo foi desenvolver competências fundamentais para a futura vida académica e profissional dos jovens alunos.
Após quase meio ano de trabalho, hoje foi dia de apresentar as suas ideias ao grande público e ao júri, constituído por Guilhermina Rego, vice-presidente da Câmara do Porto, Jorge Grenha Teixeira, investigador no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP e Amélia Monteiro, Diretora da Qualifica.
Depois de um Pitch, com a duração de três minutos, foi anunciada a equipa vencedora: a Escola Secundária Filipa de Vilhena, com o projeto “Ready2Eat”, premiada com um Tablet.
O projeto desenvolvido por esta miniempresa propôs-se a distribuir refeições personalizadas para congelar/refrigerar, de modo a serem consumidas mais tarde. O consumidor escolhe as ementas, encomenda através de um website e recebe as refeições em casa na data pré estabelecida.
Para Guilhermina Rego, “estar nesta feira enquadra-se naquilo que é o nosso projeto educativo municipal. E esta iniciativa é um bom exemplo disso, já que desafiou as nossas escolas a apresentarem aqui projetos ligados ao empreendedorismo, à criatividade e também à formação”.
Partindo da Educação, Formação, Juventude, Empregabilidade e passando pelas novas carreiras nos domínios da tecnologia, artes e desporto, a Qualifica permite aos jovens tomar contacto com as ofertas académicas nacionais e internacionais, numa experiência que percorre diferentes rumos profissionais.
Ao longo dos próximos dias, a Exponor será um espaço privilegiado de networking, de encontros entre professores e alunos, entre expositores e visitantes, num clima de grande informalidade e até divertimento.
De acordo com Amélia Monteiro, diretora da Qualifica, “a expetativa é recebermos cerca de 35 mil visitantes nesta edição”. Mais informações sobre a feira aqui.