A programação especial de Natal, organizada pela Câmara Municipal de Elvas em colaboração com a Associação Empresarial de Elvas, está em curso até 6 de janeiro.
A iluminação ornamental está acesa desde 30 de novembro e fica patente até 6 de janeiro. As ruas de maior movimento comercial do centro da cidade, o acesso pelo Viaduto e a rotunda do Tribunal são os locais onde se transmite um ambiente de festa nesta época do ano. Com esta iluminação, o objetivo perseguido é tornar Elvas mais acolhedora nesta época do ano e, neste mesmo período, está patente um Presépio com figuras de grande dimensão, no adro da Sé, na Praça da República.
Entre 29 de novembro e 6 de janeiro, no coliseu, está montada uma pista de gelo, com 800 metros quadrados de área, que está aberta todos os dias, garantindo animação a patinadores e famílias, uma boa parte deles vindos de Espanha.
Diariamente, nos horários de abertura do comércio, a Associação Empresarial de Elvas assegura animação de ruas, para potenciar a presença de público na zona central da cidade.
Aos sábados, entre 7 de dezembro e 4 de janeiro, no Mercado Municipal da Casa das Barcas, atuam grupos musicais do concelho: Cantares d’Aldeia de Santa Eulália (7 de dezembro), Cantares de São Vicente e Ventosa (dia 14), Roncas d’Elvas (dia 21), Voz Amiga da Terrugem (dia 28) e os Santos Rezes de Barbacena (4 de janeiro).
Entre 7 e 24 de dezembro, na Casa da Cultura, está patente a exposição Roncas d’Elvas, pela Associação Juvenil Arkus, que contempla, para lá de exemplares desta instrumento musical, presépios e fotografias do Grupo de Roncas d’Elvas, constituído no ano passado.
A 21 de dezembro, sábado, o Agrupamento 158 (Elvas) do Corpo Nacional de Escutas apresenta um desfile etnográfico, de manhã no centro da cidade, e um mercado de Natal e representação do Presépio ao Vivo, no período da tarde e início da noite.
O concerto de Natal do Coral Públia Hortência de Castro realiza-se a 7 de dezembro, às 18 horas, na Igreja do Salvador, no Largo do Colégio, em Elvas.
Entre 8 de dezembro e 6 de janeiro, no Forte de Santa Luzia, está patente uma exposição de roncas, da autoria de António Brinquete.
Na Biblioteca Municipal de Elvas dra. Elsa Grilo (nos dias 17, 18, 19, 20, 23, 26, 27, 28, 29 e 30, entre as 14.30 e as 16 horas) e no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (nos dias 18, 19, 20, 26 e 27, entre as 11 e as 12.30 horas), realizam-se Oficinas de Natal, destinadas a crianças e sujeitas a marcações prévias.
No Cineteatro Municipal de Elvas, a 21 de dezembro, em duas sessões, às 11 e às 15 horas, tem lugar o espetáculo “Madagáscar, uma Aventura Musical”, dirigido a crianças.
Nesta altura do ano, a Câmara Municipal de Elvas apela aos moradores no Município no sentido das compras de Natal serem feitas nos estabelecimentos comerciais do nosso concelho, como forma de incentivar a economia local e assegurar a manutenção de criação de postos de trabalho.