Select Page

“O vosso altruísmo orgulha-nos a todos”

Os Bombeiros Voluntários de Óbidos vão poder utilizar as Piscinas Municipais de forma gratuita, para poderem desenvolver ações de formação na área do socorro aquático, assim como fazer preparação física dos seus elementos. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, no passado domingo, 3 de abril, aquando das celebrações do 89.º aniversário daquela corporação, que decorreram, este ano, na localidade de Gaeiras. Comemorações que, nos próximos anos, vão continuar a percorrer todas as freguesias do concelho.

“Depois das solicitações por parte da direção, posso assumir um compromisso: se é preciso utilizar as Piscinas Municipais, então que sejam utilizadas.” Humberto Marques respondeu, desta forma, aos pedidos feitos. “Agradeço à Câmara Municipal de Óbidos todo o investimento feito, mas apelo à sua [do presidente] sensibilidade para criarmos incentivos ao voluntariado, como a redução de taxas municipais, a utilização gratuita das piscinas municipais”, entre outras, apelou Carlos Silva.

No que diz respeito à redução de taxas, como o IMI, água, ou saneamento, Humberto Marques explicou que necessita “de ter mais dados para poder decidir”. O presidente da Câmara Municipal de Óbidos explicou que, em nome das boas contas que a autarquia tem apresentado, todas estas questões terão de ser analisadas “com detalhe”. No entanto, “quem sabe se, daqui a um ano, não estaremos a falar deste assunto e ser mais uma prenda para os Bombeiros Voluntários de Óbidos”, declarou.

Em dia de aniversário, Rui Vargas, presidente da direção, afirmou que “89 anos a servir a população é de louvar e de enaltecer”. “A história faz-se diariamente, com todos”, disse, divulgando que, só no ano passado, os bombeiros de Óbidos “fizeram mais de 440 mil quilómetros e transportaram mais de 5700 doentes”. Números que impressionaram Humberto Marques, que garantiu que “a razão da existência de um corpo de bombeiros tem a ver com os valores defendidos, ou seja, valores de proximidade às pessoas, valores de altruísmo, que nos orgulham a todos”.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos mostrou-se ainda “profundamente preocupado” com os “escassos apoios” que os bombeiros de todo o País recebem por parte da Administração Central e, por outro lado, a forte dependência que têm da Administração Local. “É preciso meter o dedo na ferida para que haja um aumento das transferências do Estado para os bombeiros”, concluiu Humberto Marques.

Recorde-se que o Corpo de Bombeiros de Óbidos foi fundado no dia 1 de Abril de 1927. Foi profundamente remodelado e reorganizado em Abril de 1938, tomando a designação de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos. Teve o seu primeiro quartel construído de raiz em 1977, nos Arrifes, inaugurado no dia 3 de Abril desse ano. O atual quartel-sede foi inaugurado no dia 6 de Maio de 2006 e situa-se no Senhor da Pedra, junto ao Santuário com o mesmo nome.

Pontos de Interesse

SMRO ganha prémio em concurso de bandas

A Banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO) ganhou o primeiro prémio na prestação tauromáquica e o segundo lugar na prestação sinfónica, no 6.º concurso de Bandas Filarmónicas, promovido pelo Ateneu Artístico Vilafranquense (Vila Franca de Xira). A prova...

Aulas de Pintura no Museu Municipal de Óbidos

O Espaço Educativo do Museu de Óbidos está aberto ao conhecimento, às experiências na descoberta do que está subjacente a todos nós, à capacidade de criar imagens, pinturas e outras formas de representação artística. Coordenado pela Pintora Romarina Passos, este...