Select Page

Óbidos participa no Projeto “European Sweet Itineraries”

A Câmara de Óbidos está a participar, como parceiro, no Programa Europeu COSME (Programme for the Competitiveness of Enterprises of SMS 2014-2020), com o Projeto European Sweet Itineraries (ESI), que teve início a 1 de março de 2016 e terá a duração de 12 meses.

O projeto ESI visa desenvolver três passeios educativos na área da produção de doces e é dirigido a jovens com idades compreendidas entre os 17 a 19 anos de idade, provenientes de Escolas e Cursos de Hotelaria, Turismo e Restauração.

Os itinerários serão pensados para o mercado juvenil, com objetivo de poderem vir a ser aplicados como passeios escolares. Graças aos itinerários educativos propostos, o projeto tem como objetivo formar jovens turistas e oferecer-lhes a possibilidade de melhorar os seus conhecimentos, aptidões e competências, úteis para o crescimento pessoal e profissional.

Os passeios educativos serão desenvolvidos em Portugal, Espanha e Itália, com um grupo de 36 estudantes, com idades compreendidas entre 17 e os 19 anos, e provenientes da Letónia.

Os países onde serão desenvolvidos os itinerários pretendem atrair jovens turistas de novos mercados potenciais (Letónia) e aumentar e envolver cada vez mais turistas dos mercados habituais. Portugal, Espanha e Itália são bem conhecidos pela sua oferta turística e, por esta razão, o projeto pretende atrair os jovens, a fim de promover um turismo sustentável, pois regista-se atualmente um crescimento do Turismo Juvenil, sendo este um público-alvo que, por norma, regressa ao mesmo destino mais de uma vez.

 

O projeto visa:

– Facilitar a mobilidade transnacional dos jovens na UE com um produto turístico que irá facilitar regimes de mobilidade transnacionais para o mercado de juventude;

– Reposicionar e ampliar o mercado jovem para aumentar as oportunidades de investimento para a indústria do turismo, para as PME e as empresas, tanto a nível europeu, como a nível internacional;

– Facilitar a internacionalização das empresas de turismo (principalmente as PME), bem como as Associações de Juventude e a sua introdução e consolidação no mercado do turismo juvenil;

– Facilitar a emergência de uma melhor e mais coordenada oferta turística, dedicada a grupos demográficos específicos, conjugando as necessidades e expectativas dos jovens;

– Melhorar a forma de trabalhar no domínio do turismo juvenil, promovendo o estabelecimento de parcerias transnacionais público-privadas, de longo prazo, apoiadas a nível regional, nacional e europeu.

– Conceber e desenvolver um modelo de mobilidade transnacional em torno de um produto turístico específico para o turismo dedicados ao mercado juvenil.

 

No caso de Óbidos, e tendo em conta a sua experiência na organização de eventos temáticos, nomeadamente o Festival de Chocolate, mas também de outros projetos relacionados com a produção de doces, foi esta edilidade convidada a participar neste projeto, como caso a estudar e promover.

 

Parceiros do projeto:

– Camera di Commercio Italiana Per Il Portugallo (Portugal) – Líder de Projeto

– Camera di Commercio e Industria Italiana per la Spagña (Espanha)

– Agenzia per lo Sviluppo (Itália)

– Centro Studi Citta di Foligno Associazione (Itália)

– Commune de Silvi (Itália)

– Valsts Izglitibas Satura Centrs (Letónia)

– Institute of Gastronomy, Culture, Arts and Tourism (Spain)

– Cliff (Itália)

– Smart Travel di Erika Lustri (Itália)

– Direccion General de Enseñanza Secundaria, Formación Profesional y Enseñan (Espanha)

– Município de Óbidos (Portugal)

– The Chocolate Way – Route du Chooclat (Itália)

 

O primeiro encontro do projeto ESI acontece nos dias 14 e 15 de abril, em Bruxelas, onde irão estar presentes três elementos do Município de Óbidos.

Pontos de Interesse

Agência do Ambiente faz desmonte de arriba instável

Na sequência do reconhecimento prévio efetuado em conjunto com os especialistas do GIPS da GNR, no dia 02 de junho de 2016, para avaliação das situações de instabilidade e risco potencial das arribas do concelho de Óbidos, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA)...

Olho Marinho, Óbidos, com Noite de Fados

Decorre no Olho Marinho, localidade do concelho de Óbidos, uma Noite de Fados, no próximo dia 6 de maio, com início às 21 horas. O espetáculo terá lugar no Salão Paroquial do Olho Marinho.Relembrando a tradição e cultura portuguesas, a noite conta com os fadistas João...