Select Page

Óbidos recebe visita no âmbito do projeto BRENDAIT

No passado dia 21 de dezembro, um grupo de turistas com deficiência visual visitaram a vila de Óbidos, no âmbito do projeto BRENDAIT- Construção de uma Rede de Turismo Acessível e Inclusivo, do qual o Município de Óbidos faz parte.

Este projeto visa conceber e implementar uma estratégia de desenvolvimento de um destino turístico acessível a todos, num âmbito regional, que permita ultrapassar os principais obstáculos ao desenvolvimento do Turismo Acessível e Inclusivo sinalizados em estudos realizados em Portugal e na União europeia.

Estas visitas têm o objetivo de avançar com a criação de um tour para pessoas com deficiência. Em Óbidos, o grupo fez um passeio de charrete e uma visita guiada à vila e à Pousada do Castelo.

Óbidos, pelas suas características medievais, não poderá avançar com obras de grande vulto, no entanto, está a trabalhar para que, com pequenos gestos e algumas alterações, possa proporcionar uma visita mais acessível a quem tenha dificuldades.

O consórcio do Projeto BRENDAIT é constituído pela Perfil (empresa especialista em Consultoria, Estudos e Formação em Turismo Acessível e Inclusivo), pelo Turismo do Centro de Portugal, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, pela Associação de Hotelaria de Portugal e pela European Network for Accessible Tourism (ENAT). O território escolhido para a aplicação do projeto situa-se no eixo Torres Vedras – Batalha.

O Turismo de Portugal concede apoio financeiro para a realização deste Projeto, dado que está alinhado com o referencial estratégico do Plano de Ação Turismo 2020, mais especificamente com o Projeto “Tornar Portugal um destino acessível para todos”. Neste projeto é incentivada a inclusão da acessibilidade na oferta turística enquanto fator diferenciador da qualidade do serviço, no quadro da proposta de valor de Portugal como destino turístico.

 

Guardar

Pontos de Interesse

Derrocada da Rocha do Gronho, Praia do Bom Sucesso

O Município de Óbidos, em Agosto deste ano, informou a Agência Portuguesa de Ambiente (APA), através da apresentação de imagens, para o perigo eminente em que se encontrava a Rocha do Gronho, localizada na Praia do Bom Sucesso, concelho de Óbidos. A APA finalmente, na...

OesteSustentável integra projeto “MOVELETUR”

A Consejería de Fomento y Medio Ambiente de Castilla y León (CyL), através da Fundación Patrimonio Natural CyL, está a coordenar um projeto INTERREG POCTEP que visa proteger e valorizar o património natural e cultural das regiões transfronteiriças, tendo por base o...