No passado dia 21 de dezembro, um grupo de turistas com deficiência visual visitaram a vila de Óbidos, no âmbito do projeto BRENDAIT- Construção de uma Rede de Turismo Acessível e Inclusivo, do qual o Município de Óbidos faz parte.
Este projeto visa conceber e implementar uma estratégia de desenvolvimento de um destino turístico acessível a todos, num âmbito regional, que permita ultrapassar os principais obstáculos ao desenvolvimento do Turismo Acessível e Inclusivo sinalizados em estudos realizados em Portugal e na União europeia.
Estas visitas têm o objetivo de avançar com a criação de um tour para pessoas com deficiência. Em Óbidos, o grupo fez um passeio de charrete e uma visita guiada à vila e à Pousada do Castelo.
Óbidos, pelas suas características medievais, não poderá avançar com obras de grande vulto, no entanto, está a trabalhar para que, com pequenos gestos e algumas alterações, possa proporcionar uma visita mais acessível a quem tenha dificuldades.
O consórcio do Projeto BRENDAIT é constituído pela Perfil (empresa especialista em Consultoria, Estudos e Formação em Turismo Acessível e Inclusivo), pelo Turismo do Centro de Portugal, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, pela Associação de Hotelaria de Portugal e pela European Network for Accessible Tourism (ENAT). O território escolhido para a aplicação do projeto situa-se no eixo Torres Vedras – Batalha.
O Turismo de Portugal concede apoio financeiro para a realização deste Projeto, dado que está alinhado com o referencial estratégico do Plano de Ação Turismo 2020, mais especificamente com o Projeto “Tornar Portugal um destino acessível para todos”. Neste projeto é incentivada a inclusão da acessibilidade na oferta turística enquanto fator diferenciador da qualidade do serviço, no quadro da proposta de valor de Portugal como destino turístico.
Guardar