O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Rabo de Peixe, que a obra de proteção e requalificação da costa norte de São Miguel, que está em curso, “deverá terminar em dezembro deste ano, sendo que, caso as condições meteorológicas se mantenham favoráveis, poderá ficar concluída mais cedo”.
Segundo Gui Menezes, a empreitada está a decorrer a “bom ritmo”, sobretudo “a parte marítima, que é sempre a mais complicada”, após uma suspensão parcial que decorreu entre janeiro e março, devido às condições marítimas adversas.
O Secretário Regional, que falava durante uma visita à obra, que decorre perto da rua de São Sebastião, na vila de Rabo de Peixe, defendeu que este investimento, no valor de 3,3 milhões de euros, representa “a concretização de um compromisso do Governo dos Açores, atendendo à perigosidade” daquele local.
“Esta é uma zona onde a linha de costa está a recuar rapidamente devido à ação do mar e das chuvas, pondo em causa a segurança de pessoas e bens”, afirmou Gui Menezes, acrescentando que esta é “uma zona habitacional com alguma dimensão”.
“A parte [da obra] da arriba já está concluída”, disse, referindo que já “foi feita uma impermeabilização numa área de cerca de 2 mil metros quadrados”, para reduzir a erosão.
A obra em curso irá criar uma proteção marítima, na base da arriba, numa extensão de cerca de 400 metros, através de uma plataforma de enrocamento, realizada com pedras de grande dimensão.
Está também prevista a construção de um descarregador de águas pluviais para a drenagem.
Refira-se que esta é uma zona de grande instabilidade em termos geológicos, sendo que, como medida preventiva, serão colocados blocos separadores viários para impedir o estacionamento de veículos na rua de São Sebastião, na crista da arriba.