No âmbito do acompanhamento arqueológico em curso na Rua Direita, em Óbidos, sob responsabilidade de Sérgio Pereira, foram postos a descoberto seis silos de armazenamento.
Decorrente da descoberta, e em face do previsível impacto arqueológico da obra nas estruturas detetadas, foi realizada uma escavação arqueológica em área e integral do enchimento destas estruturas, de que resultou a recuperação de um conjunto significativo de espólio arqueológico de diferentes cronologias, desde a Idade Média, até à atualidade, destacando-se de entre estes, os materiais cerâmicos de uso doméstico.
Está a ser equacionada a possibilidade de valorização da totalidade, ou parte destas estruturas e a sua integração no projeto, ficando disponíveis para a sua fruição pública e observação dos utentes e visitantes daquele espaço num futuro próximo.
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, já foi ao local verificar não só o andamento dos trabalhos arqueológicos, como inteirar-se das descobertas já feitas, as quais serão agora estudadas em detalhe.