Avançam a bom ritmo as obras do futuro Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomaz Pires. O edifício da antiga Manutenção Militar, ganha uma nova vida com a requalificação deste espaço e posterior adaptação a núcleo museológico.
A empreitada, iniciada em meados de 2018 tem um investimento de cerca de 4 milhões de euros. A obra é comparticipada por fundos da União Europeia, através do programa Alentejo 2020, no âmbito do FEDER. Esta é uma intervenção fundamental, que recupera um edifício importante do centro histórico e testemunho da arquitetura militar no nosso país, face aos acontecimentos que lhe estão associados.
Estão assim a ser criadas as condições para que se torne num espaço de fruição pública, destinado ao público em geral, contribuindo para a salvaguarda do bem e valorização da cidade. O museu é também uma alavanca para a consolidação de Elvas como destino turístico, criando novas oportunidades no domínio turístico, cultural ou patrimonial e potenciando assim a classificação da UNESCO.