Select Page

Obrigatoriedade de abate de pinheiros e outras resinosas para evitar propagação de doença

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tendo em conta a possibilidade da propagação da doença provocada pelo nemátodo-da-madeira-do-pinheiro, que coloca em risco a floresta de pinho nacional, informa os cidadãos e instituições sobre a obrigatoriedade de abate e remoção de exemplares de pinheiro e outras resinosas para evitar a doença.

Assim sendo, o ICNF relembra que “só a remoção dos exemplares que apresentem copa seca ou a secar (total ou parcialmente), agulhas descoloradas e dos que estejam tombados e tenham sido afetados por tempestades ou incêndios (queimados ou parcialmente queimados) e, bem assim, a eliminação ou entrega em destino autorizado do material lenhoso e sobrantes, evitam a dispersão da doença”.

O procedimento é obrigatório, e na área das freguesias de Elvas é prioritário, sendo importante a “manutenção de uma faixa de cerca de 20 quilómetros adjacente à fronteira terrestre com Espanha, designada de Zona Tampão” por forma a evitar e a minimizar a possibilidade de dispersão da doença para outros Estados-Membros.

Recorde-se que o incumprimento ou deficiente cumprimento das ações referidas está sujeito à aplicação de coimas (até 44.000,00 €) e sanções acessórias.
Pontos de Interesse

Nuno Mocinha na inauguração do Centro Escolar de Arronches

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, marcou presença na tarde desta quinta-feira, dia 2, na inauguração do Centro Escolar Nossa Senhora da Luz, em Arronches, numa cerimónia que foi presidida pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro...